Publicação: Efeitos das políticas econômicas brasileiras sobre o setor doméstico de soja em grão
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1977-1983
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O objetivo geral deste artigo é avaliar a resultado final das interações entre as distorções de preço criadas pelas políticas econômicas brasileiras que atuaram (direta e indiretamente) sobre o setor doméstico de soja em grão durante o período 1977/83. Para tanto foram utilizados dois instrumentos de análise da teoria do comércio internacional: a Taxa de Proteção Nominal e a Taxa de Proteção Efetiva. Para se considerar na análise a influência significativa do volume das exportações brasileiras sobre o preço internacional da soja e de seus derivados, desenvolveu-se um importante procedimento metodológico que é visto como uma das principais contribuições deste estudo. A metodologia utilizada proporcionou uma visão transparente da estrutura de intervenção do governo, avaliando o efeito final do conjunto de políticos e identificando a participação individual das medidas adotadas no efeito final produzido.
Resumo traduzido
The overall objective of this paper is to evaluate the final resulto f the interactions between the price distortions created by the Brazilian economic policies that acted (directly and indirectly) over the domestic raw soybean sector during the 1977/83 period. For that purpose, two international trade tools, the nominal rate of protection and the effective rate of protection were used. In order to take into consideration in the analysis the significant influence of the Brazilian exports on the international price of soybeans and its derivatives, an important methodological procedure was developed which is seen as one of set of policies and identifying the individual participation of the adapted measures in the final effect produced.
