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Avaliação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) do estado de Goiás : ensaio metodológico

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Góias

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2002 a 2018

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BR

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Texto para Discussão (TD) 2730 : Avaliação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) do estado de Goiás : ensaio metodológico

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Resumo

Os Fundos Constitucionais (FCs) foram instituídos pelo art. 159, inciso I, alínea c da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) com o objetivo de contribuir para a “redução das desigualdades” existentes entre as regiões periféricas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste vis-à-vis as regiões centrais do Sudeste e Sul. Seu papel como financiador dos investimentos produtivos nessas regiões periféricas tem se acentuado nas últimas décadas. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi compreender o perfil de associações espaciais dos municípios goianos por meio de algumas variáveis econômicas. Adicionalmente, verificar como as variáveis FCO e produto interno bruto (PIB) per capita se comportaram em determinadas regiões com perfis distintos no período de 2002 a 2018. Para tanto, o argumento tecido no trabalho partiu da premissa de que a estrutura produtiva goiana é marcada, pela sua formação histórica e econômica, por uma heterogeneidade estrutural que estabelece limites para o alcance e a profundidade que os impulsos provenientes do processo de modernização podem atingir em relação aos sistemas produtivos das unidades agropecuárias e dos setores indústrias existentes no estado de Goiás. Para tanto, adotou-se um método quali-quantitativo que teve por finalidade desvelar as regularidades e uniformidades do fenômeno relacionado com os desembolsos no FCO nas estruturas produtivas das regiões imediatas de Goiás no período de 2002 a 2018. Por fim, observa-se que, em valores nominais, os recursos direcionados do FCO para as regiões imediatas em Goiás corroboram com as evidências apresentadas pela literatura econômica que versa sobre o FCO, qual seja, uma concentração naqueles espaços regionais com maior dinamismo econômico. Contudo, quando se nota o comportamento desses desembolsos, em termos de variações, constata-se que, mesmo de forma marginal, os recursos do FCO estão estimulando as transformações nas estruturas produtivas de regiões imediatas que ainda estão enraizadas em economias tradicionais e subsistência, como é o caso de Flores de Goiás.

Resumo traduzido

The Constitutional Funds were established by art. 159, item I, paragraph c of the Federal Constitution of 1988 with the objective of contributing to the “reduction of inequalities” existing between the peripheral regions of the North, Northeast and Center-West vis-à-vis the central regions of the Southeast and South. In this sense, its role as a financier of productive investments in these peripheral regions has increased in recent decades. Thus, the objective of this investigation was to understand the profile of spatial associations in the cities of Goiás through some economic variables. Additionally, to verify how the variables FCO and GDP per capita behaved in certain regions with different profiles in the period from 2002 to 2018. Therefore, the argument woven in the work started from the premise that the productive structure of Goiás is marked, by its historical and economic formation, due to a structural heterogeneity that sets limits to the reach and depth that impulses from the modernization process can reach the productive systems of agricultural units and industrial sectors in the state of Goiás, quali-quantitative that aimed to unveil the regularities and uniformities of the phenomenon related to disbursements in the FCO in the productive structures of the immediate regions of Goiás in the period from 2002 to 2018. Finally, it is observed that, in nominal values, the directed resources of the FCO for the immediate regions in Goiás corroborate the evidence presented by the economic literature. what is about the FCO, that is, that they point to a concentration in those regional spaces with greater economic dynamism. On the other hand, when the behavior of these disbursements is observed, in terms of variations, it appears that, even marginally, FCO resources are stimulating changes in the productive structures of immediate regions that are still rooted in traditional and subsistence economies as is the case of Flores de Goiás.

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