Publicação:
O Consumo cultural das famílias brasileiras

dc.contributor.authorFrederico Augusto Barbosa da Silva
dc.contributor.authorHerton Ellery Araújo
dc.contributor.authorSouza, André Luis
dc.contributor.scholarFrederico Barbosa da Silva
dc.contributor.scholarHerton Ellery Araújo
dc.contributor.scholarAndré Luis Souza
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-10-21T17:59:29Z
dc.date.available2025-10-21T17:59:29Z
dc.date.issued2007
dc.date.portal2007
dc.description.abstractApresenta uma análise abrangente sobre o papel do consumo e da produção cultural como elementos fundamentais da vida social, econômica e política, destacando como esses processos estão intrinsecamente ligados à cidadania, à escolarização e à estruturação das desigualdades sociais. O texto argumenta que o consumo cultural ultrapassa a simples aquisição de bens, funcionando como instrumento de distinção social, expressão de identidade e indicador de acesso a direitos. Além disso, ressalta a relevância econômica da cultura, com destaque para sua participação no PIB e para a diversidade de seus setores, como o audiovisual, afetados por inovações tecnológicas e mudanças de mercado. Critica a atuação ainda limitada do poder público na organização das cadeias produtivas culturais, mesmo diante do crescimento dos investimentos, e aponta a necessidade de políticas mais eficazes, embasadas em dados sobre os gastos das famílias e as desigualdades no acesso aos bens e equipamentos culturais.
dc.description.bookauthorFernando Gaiger Silveira
dc.description.bookauthorLuciana Mendes Santos Servo
dc.description.bookauthorTatiane Menezes
dc.description.bookauthorSérgio Francisco Piola
dc.description.booktitleGasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas
dc.description.firstpage105
dc.description.lastpage142
dc.identifier.citationSILVA, Frederico Barbosa da; ARAÚJO, Herton Ellery Araújo; SOUZA, André Luis. O consumo cultural das famílias brasileiras. In: SILVEIRA, Fernando Gaiger et al (org.). Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas. Brasília, DF: Ipea, 2006. p. 105-142. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19392
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19392
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.subject.keywordMeio cultural
dc.subject.keywordCultura
dc.subject.keywordPoder público
dc.subject.vcipeaMeio Cultural
dc.subject.vcipeaAcesso à Cultura
dc.titleO Consumo cultural das famílias brasileiras
dc.title.scholarO Consumo cultural das famílias brasileiras
dc.typeBook part
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication25892dbb-af54-4c44-b24e-0ad5cce8f4ed
relation.isAuthorOfPublicationcd5b13ac-fe1f-4a6f-ac9c-a5a12c9d555a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25892dbb-af54-4c44-b24e-0ad5cce8f4ed

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Cap03_O_Consumo_cultural_das_familias.pdf
Tamanho:
333.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais