Publicação:
Uma Análise da reprovação e da evasão no ensino médio catarinense usando microdados administrativos

dc.contributor.authorResende, Max Cardoso de
dc.contributor.authorPetterini, Francis Carlo
dc.coverage.spatialSanta Catarinapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T16:59:06Z
dc.date.available2022-09-01T16:59:06Z
dc.date.issued2022-03
dc.date.portal2022-03
dc.description.abstractA partir de um inexplorado banco de microdados longitudinais de alunos do ensino médio da rede pública catarinense, o artigo analisa três pontos pouco abordados na literatura sobre a reprovação e a evasão no Brasil. O primeiro é que em dados administrativos a evasão é parcialmente observada por meio do atrito, e discute-se como contornar isso com uma tabulação sistemática da informação. Segundo, no caso catarinense, é possível observar a renda familiar, o que não acontece no Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); então, essa pesquisa pode ser a primeira a modelar evasão e reprovação com dados administrativos, se controlando por essa covariável. Terceiro, faz-se uma abordagem econométrica, assumindo-se que fatores não observáveis podem afetar concomitantemente a reprovação e a evasão. Assim, estimase que o efeito da derradeira reprovação na probabilidade de evasão, tendo-se o controle das características do aluno e da escola, estaria próximo de 35 pontos percentuais (p.p.). No entanto, esse efeito seria mais perto de 20 p.p., para estudantes que não estão em distorção idade-série, e poderia chegar a 45 p.p., para alunos que já reprovaram alguma vez antes.pt_BR
dc.description.abstractalternativeBased on an unexplored microdata database of secondary students from the public schools of Santa Catarina, the article analyzes three points that are rarely addressed in the literature of grade retention and dropout in Brazil. The first is that, in administrative data, school dropout is partially observed through of the attrition, and it is discussed how to solve this with a systematic tabulation of information. Second, in the case of Santa Catarina it is possible to observe family income, which does not happen in the School Census, so this research may be the first to model grade retention and school dropout with Brazilian administrative data controlling this covariate. Third, an econometric approach is taken assuming that unobservable factors can affect both retention and dropout. Thus, the effect of the ultimate retention on the probability of dropout is estimated, controlling the characteristics of the student and the school, it would be close to 35 p.p. However, this effect would be closer to 20 p.p. for students who are not in age-grade distortion, and it could reach 45 p.p. for students who was retained at least once.pt_BR
dc.description.otherp. 11-37 : il.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 61, jan./ mar. 2022.pt_BR
dc.description.otherResumos em português, inglês e espanholpt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11430
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11318pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.subject.keywordReprovaçãopt_BR
dc.subject.keywordEvasãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordDados administrativospt_BR
dc.subject.vcipeaEvasão Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Mútuopt_BR
dc.subject.vcipeaBases de Dadospt_BR
dc.titleUma Análise da reprovação e da evasão no ensino médio catarinense usando microdados administrativospt_BR
dc.title.alternativeAn Analysis of grade retention and dropout in the high schools of Santa Catarina using administrative microdataen
dc.title.alternativeAnálisis de retensión y deserción en la escuela secundaria mediante microdatos administrativos : evidencias para Santa Catarina
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication4246c56c-02d8-4d0f-92c7-0e390fde8170
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery4246c56c-02d8-4d0f-92c7-0e390fde8170

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n61_uma_analise_da_reprovacao_evasao.pdf
Tamanho:
1.37 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais