Publicação:
Demanda por frutas e hortaliças no Brasil : uma análise da influência dos hábitos de vida, localização e composição domiciliar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2008-2009

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).

Titulo alternativo

Demand for fruit and vegetables in Brazil : analysis of effects of the habits, location and household composition

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este artigo buscou analisar a influencia de variáveis de localização, composição domiciliar e hábitos de vida na propensão a compra e na demanda de 25 frutas e hortaliças. Para tanto, estimou-se um sistema de demanda desagregada, por meio do modelo QUAIDS, pelo procedimento de dois estágios de Shonkwiller e Yen, usando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Pode-se confirmar que a decisão por adquirir tais alimentos depende da composição e da localização domiciliar. Com relação as variáveis que expressam conscientização com a saúde, seus resultados implicam que politicas informativas que ressaltem os problemas relacionados a obesidade e aos vícios, bem como conscientizem os indivíduos a preferirem uma alimentação mais saudável e a combater o sedentarismo, também teriam importância na melhoria dos hábitos alimentares dos brasileiros.

Resumo traduzido

This study analyzes how location, household composition and lifestyle variables affect the purchase propensity for 25 fruits and vegetables. We estimated a disaggregated demand system using the QUAIDS model by two-stage Shonkwiller and Yen procedure. Data was extracted from POF 2008-2009. Results showed that the decision to purchase healthy products depends on household composition and location. Concerning the variables that express consciousness about health, results imply that policies that underscore the informational problems related to obesity and addictions, as well as aware individuals to prefer a more healthy diet and avoid idleness, are also important in improving Brazilian eating habits.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais