Publicação:
Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadas

dc.contributor.authorSantos, Felícia
dc.contributor.authorCorseuil, Carlos Henrique Leite
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2010pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T18:57:07Z
dc.date.available2019-09-24T18:57:07Z
dc.date.issued2019-05
dc.date.portal2019-05
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a avaliar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a frequência escolar das adolescentes que se tornaram mães, comparando-as às adolescentes sem filhos. O estudo foi realizado a partir dos dados do Censo Demográfico 2010 e usou as abordagens quantitativa e qualitativa para a discussão. Na quantitativa, primeiramente, estimou-se, a partir do modelo logit, o efeito marginal médio da maternidade sobre a frequência escolar, com dados individuais estratificados por cada mesorregião. Logo após, foi identificada a relação entre a incidência do PBF, por mesorregião, sobre as estimativas encontradas na primeira etapa. Os resultados indicaram que o PBF tende a ser mais efetivo em aumentar a frequência escolar das meninas que não são mães, relativamente às que o são. As narrativas capturadas em entrevistas semiestruturadas feitas com jovens mães, residentes no Distrito Federal e cadastradas pelo programa, corroboram o resultado encontrado e adicionam elementos qualitativos importantes à discussão do evento.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe paper assess the effect of the Brazilian Conditional Cash Transfer Program, Bolsa Familia (BF), on school attendance among adolescent mothers relative to adolescent non-mothers, combining quantitative and qualitative technics. The quantitative analysis was based on the 2010 Census, and was conducted in two steps. First we estimated through logit models the impact of maternity on schooling attendance for each one of the 138 Brazilian meso-regions. Then we used a linear model at the meso-region level to estimate the relationship between the incidence of BF on one hand, and the previously estimated sensibility of the schooling attendance to maternity on the other hand. The results indicate that BF increases relative less the schooling attendance among adolescent mothers. Semi structured interviews with adolescent mothers living in Distrito Federal corroborate this result and add more insights to policy discussion.pt_BR
dc.description.other35 p. : il.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2477pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherPossui apêndicept_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9316
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.keywordBolsa Famíliapt_BR
dc.subject.keywordFrequência escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaAdolescentespt_BR
dc.subject.vcipeaJovens que não Frequentam a Escolapt_BR
dc.subject.vcipeaGravidezpt_BR
dc.subject.vcipeaProgramas Governamentaispt_BR
dc.titleOs Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2477 : Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadaspt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_2477.PDF
Tamanho:
1.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_2477_sumex.pdf
Tamanho:
122.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais