Publicação: Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadas
| dc.contributor.author | Santos, Felícia | |
| dc.contributor.author | Corseuil, Carlos Henrique Leite | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.coverage.temporal | 2010 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-09-24T18:57:07Z | |
| dc.date.available | 2019-09-24T18:57:07Z | |
| dc.date.issued | 2019-05 | |
| dc.date.portal | 2019-05 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho se propôs a avaliar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a frequência escolar das adolescentes que se tornaram mães, comparando-as às adolescentes sem filhos. O estudo foi realizado a partir dos dados do Censo Demográfico 2010 e usou as abordagens quantitativa e qualitativa para a discussão. Na quantitativa, primeiramente, estimou-se, a partir do modelo logit, o efeito marginal médio da maternidade sobre a frequência escolar, com dados individuais estratificados por cada mesorregião. Logo após, foi identificada a relação entre a incidência do PBF, por mesorregião, sobre as estimativas encontradas na primeira etapa. Os resultados indicaram que o PBF tende a ser mais efetivo em aumentar a frequência escolar das meninas que não são mães, relativamente às que o são. As narrativas capturadas em entrevistas semiestruturadas feitas com jovens mães, residentes no Distrito Federal e cadastradas pelo programa, corroboram o resultado encontrado e adicionam elementos qualitativos importantes à discussão do evento. | pt_BR |
| dc.description.abstractalternative | The paper assess the effect of the Brazilian Conditional Cash Transfer Program, Bolsa Familia (BF), on school attendance among adolescent mothers relative to adolescent non-mothers, combining quantitative and qualitative technics. The quantitative analysis was based on the 2010 Census, and was conducted in two steps. First we estimated through logit models the impact of maternity on schooling attendance for each one of the 138 Brazilian meso-regions. Then we used a linear model at the meso-region level to estimate the relationship between the incidence of BF on one hand, and the previously estimated sensibility of the schooling attendance to maternity on the other hand. The results indicate that BF increases relative less the schooling attendance among adolescent mothers. Semi structured interviews with adolescent mothers living in Distrito Federal corroborate this result and add more insights to policy discussion. | pt_BR |
| dc.description.other | 35 p. : il. | pt_BR |
| dc.description.other | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2477 | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.description.other | Possui apêndice | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9316 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Gravidez na adolescência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Bolsa Família | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Frequência escolar | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Adolescentes | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Jovens que não Frequentam a Escola | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Gravidez | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Programas Governamentais | pt_BR |
| dc.title | Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2477 : Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadas | pt_BR |
| dc.type | Working paper | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
