Publicação: As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro : o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos
dc.contributor.author | Reis, Maurício Cortez | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T17:47:38Z | |
dc.date.available | 2025-04-11T17:47:38Z | |
dc.date.issued | 2025-04 | |
dc.date.portal | 2025-04 | |
dc.description.abstract | Em muitas ocupações, possuir competências matemáticas é considerado um requisito necessário para que os trabalhadores tenham um desempenho adequado. Para a elevada proporção de trabalhadores pouco qualificados no Brasil, essa condição pode impor barreiras no acesso a melhores ocupações e comprometer o desempenho no mercado de trabalho. Esse artigo tem como objetivo analisar de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou a capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos, e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Os resultados indicam que as ocupações mais relacionadas com a matemática normalmente oferecem remunerações mais altas, e que uma escolaridade mais elevada parece não apenas facilitar o acesso a esse tipo de ocupação, como também contribui para um diferencial de rendimentos mais acentuado em comparação aos menos escolarizados do que o verificado nas ocupações que não valorizam as competências matemáticas. | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | In many occupations, having mathematical skills is considered a necessary condition for workers to perform adequately. For the high proportion of low-skilled workers in Brazil, this condition may constitute a barrier to access better jobs and undermine their performance in the labor market. This paper aims to analyze how the importance attached to mathematical skills or the ability to work with numbers is related to labor earnings, and how schooling can influence this process. The results indicate that occupations that are more closely related to mathematics usually offer higher salaries, and that a higher level of education seems not only to facilitate access to this type of occupation, but also to contribute to greater earnings differential relative to less schooled workers when compared to occupations that do not value these same skills. | pt_BR |
dc.description.other | Série monográfica: Texto para discussão ; 3109 | pt_BR |
dc.description.other | 40 p. : il. | pt_BR |
dc.identifier.citation | REIS, Maurício Cortez. As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos. Rio de Janeiro: Ipea, abr. 2025. 40 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3109). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3109-port | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17036 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ocupação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rendimentos do trabalho | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Emprego | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Rendimento | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Ocupações | pt_BR |
dc.title | As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro : o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 3109 : As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro : o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos | pt_BR |
dc.type | Working paper | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |