Publicação:
Plano de ações articuladas : melhoria da educação e redução das desigualdades

dc.contributor.authorFernandes, José Henrique Paim
dc.contributor.authorNogueira, Jaana Flávia Fernandes
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T23:35:25Z
dc.date.available2020-08-13T23:35:25Z
dc.date.issued2020
dc.date.portal2020
dc.description.abstractA definição de regras e mecanismos de colaboração entre os diferentes entes federados no campo da educação depende, em grande parte, da visão e da capacidade de negociação dos gestores educacionais. Conforme será apresentado nos próximos tópicos, o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), tinha um modelo de relacionamento com os estados, o DF e os municípios que perdurou ao longo de décadas. Esse modelo – sobretudo em se tratando do financiamento de ações discricionárias – acabava por privilegiar o atendimento às Unidades da Federação (UFs) com maior capacidade técnica de apresentar projetos aderentes aos editais de seleção do MEC, em geral unidades que também já tinham mais recursos financeiros. A construção e a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram responsáveis pelo estabelecimento de novo padrão de relacionamento entre o governo federal e os demais entes da Federação. A partir de então, foi determinada uma cultura de planejamento nas diferentes instâncias de governo, e a assistência técnica e financeira do MEC passou a ser definida e ofertada com base nas necessidades de cada ente. Desse modo, o PAR assegurou condições para a melhoria da educação em todo o território nacional e para a redução das desigualdades regionais nesse setor.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherp. 173-188 : il.pt_BR
dc.description.otherCapítulo de livro publicado em: Implementação de políticas e atuação de gestores públicos : experiências recentes das políticas de redução das desigualdades / organizadoras: Janine Mello... [et al.] – Brasília: Ipea, 2020.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10180
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9862pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordPlano de Ações Articuladas (PAR)pt_BR
dc.subject.keywordGestão educacionalpt_BR
dc.subject.keywordRedução das desigualdades regionaispt_BR
dc.subject.vcipeaPolítica Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaRecursos Financeirospt_BR
dc.subject.vcipeaAcesso à Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaDesigualdade Regionalpt_BR
dc.titlePlano de ações articuladas : melhoria da educação e redução das desigualdadespt_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR

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