Publicação: Plano de ações articuladas : melhoria da educação e redução das desigualdades
dc.contributor.author | Fernandes, José Henrique Paim | |
dc.contributor.author | Nogueira, Jaana Flávia Fernandes | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T23:35:25Z | |
dc.date.available | 2020-08-13T23:35:25Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.portal | 2020 | |
dc.description.abstract | A definição de regras e mecanismos de colaboração entre os diferentes entes federados no campo da educação depende, em grande parte, da visão e da capacidade de negociação dos gestores educacionais. Conforme será apresentado nos próximos tópicos, o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), tinha um modelo de relacionamento com os estados, o DF e os municípios que perdurou ao longo de décadas. Esse modelo – sobretudo em se tratando do financiamento de ações discricionárias – acabava por privilegiar o atendimento às Unidades da Federação (UFs) com maior capacidade técnica de apresentar projetos aderentes aos editais de seleção do MEC, em geral unidades que também já tinham mais recursos financeiros. A construção e a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram responsáveis pelo estabelecimento de novo padrão de relacionamento entre o governo federal e os demais entes da Federação. A partir de então, foi determinada uma cultura de planejamento nas diferentes instâncias de governo, e a assistência técnica e financeira do MEC passou a ser definida e ofertada com base nas necessidades de cada ente. Desse modo, o PAR assegurou condições para a melhoria da educação em todo o território nacional e para a redução das desigualdades regionais nesse setor. | pt_BR |
dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
dc.description.other | p. 173-188 : il. | pt_BR |
dc.description.other | Capítulo de livro publicado em: Implementação de políticas e atuação de gestores públicos : experiências recentes das políticas de redução das desigualdades / organizadoras: Janine Mello... [et al.] – Brasília: Ipea, 2020. | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10180 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9862 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano de Ações Articuladas (PAR) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redução das desigualdades regionais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Recursos Financeiros | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Acesso à Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Desigualdade Regional | pt_BR |
dc.title | Plano de ações articuladas : melhoria da educação e redução das desigualdades | pt_BR |
dc.type | Book part | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
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