Publicação:
Criação da agência reguladora e leis de incentivo à cultura : evidências empíricas para o mercado de cinema brasileiro

dc.contributor.authorWink Junior, Marcos Vinicio
dc.contributor.authorMattos, Enlinson H. C.
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-04T17:43:16Z
dc.date.available2016-07-04T17:43:16Z
dc.date.issued2011-12
dc.date.portal2011-12
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é investigar se a criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine), com as leis de incentivo, está relacionada às mudanças na renda proveniente da execução dos filmes nacionais, na participação no consumo destes filmes no total de filmes consumidos no Brasil, bem como no bem-estar dos consumidores de cultura (excedente do consumidor). Usando um conjunto particular de dados combinados – Ancine e Filme B –, no período de 1995 até 2008, nossas estimações sugerem que a criação desta agência reguladora apresenta uma relação positiva com a renda dos filmes nacionais e também com o excedente do consumidor. Em particular, a criação da Ancine está associada a aumentos de renda dos filmes em média em cerca de R$ 2 milhões. No entanto, verificase também que esta criação não contribui estatisticamente para ampliação da participação de um filme no total de expectadores de cinema, contando filmes nacionais e internacionaispt_BR
dc.description.abstractalternativeThe goal of the paper is to investigate whether the establishment of regulatory agency named Ancine along with the incentive laws is statistically related to the income from the national films exe8cution, participation in the consumption of those films in Brazil, as well the culture consumer’s welfare (consumer surplus). Using a particular dataset – Ancine and Filme B – from 1995 to 2008, our results suggest that this establishment suggest a positive relation with national films income and consumer surplus. In particular, Ancine’s establishment is associated with increases in films’ income about to two million reais. However, we do not find any effect on the share of national films consumed.pt_BR
dc.description.otherp. 39-75pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 37, jul./dez. 2011pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherPossui anexopt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6708
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.subject.keywordCinema nacionalpt_BR
dc.subject.keywordLeis de incentivopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de eficiênciapt_BR
dc.subject.vcipeaAgências Reguladoraspt_BR
dc.subject.vcipeaGastos Culturaispt_BR
dc.titleCriação da agência reguladora e leis de incentivo à cultura : evidências empíricas para o mercado de cinema brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEstablishment of regulatory agency and incentive laws to the culture : empirical evidence for the brazilian market cinemapt_BR
dc.title.alternativeCreación de leyes de incentivos culturales y la agencia reguladora : evidencia empírica para el mercado del cine brasileñopt_BR
dc.title.alternativeCréation de la réglementation et des lois d’incitation culturelle : les données empiriques pour le marché du cinéma brésilienpt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDireito. Legislaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication3dae40d4-5b5a-4bbf-afed-4e3939529285
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery3dae40d4-5b5a-4bbf-afed-4e3939529285

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