Publicação:
Heterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professor

dc.contributor.authorWink Junior, Marcos Vinicio
dc.contributor.authorStein, Guilherme de Queiroz
dc.date.accessioned2018-01-18T13:36:46Z
dc.date.available2018-01-18T13:36:46Z
dc.date.issued2017-12
dc.date.portal2017-12
dc.description.abstractEste artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011, o trabalho encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam positivamente mais os alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe classificações para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores têm um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper investigates the role of teacher’s quality in relation to the class characteristics and the student’s proficiency level. Using data from Saeb 2011, the paper finds that teacher’s tenure and her level of cultural capital has a greater impact on learning of Portuguese on students from classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels. When considering math learning, evidence shows that having a graduate degree and teacher’s experience have a greater impact on students of classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels, respectively. The paper also proposes a classification for the interactions between teacher characteristics and class heterogeneity: complementary, compensating and neutral. A teacher’s characteristic is complementary to the characteristic of the class when better teacher has a greater impact on learning of students of better classes. Teacher’s characteristics are compensating when the better teacher improves learning more of students in more heterogeneous classes.pt_BR
dc.description.otherp. 179-194pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 49, jul./ dez. 2017pt_BR
dc.description.otherResumos em português, inglês, espanhol e francêspt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.language.isofrapt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8227pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.subject.keywordComposição da turmapt_BR
dc.subject.keywordQualificação dos professorespt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaFormação de Docentespt_BR
dc.subject.vcipeaQualificação para o Empregopt_BR
dc.subject.vcipeaQualidade da Educaçãopt_BR
dc.titleHeterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professorpt_BR
dc.title.alternativeClass heterogeneity and student achievement : the role of teacher qualificationspt_BR
dc.title.alternativeHeterogeneidad de la clase y aprendizaje escolar : el papel de las cualificaciones del profesorpt_BR
dc.title.alternativeL’Hétérogénéité des classes et la réussite des élèves : le rôle des qualifications des enseignantspt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication5cfad48e-eb33-4c06-b898-9e7b7e5fa1fa
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery5cfad48e-eb33-4c06-b898-9e7b7e5fa1fa

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n49_heterogeneidade.pdf
Tamanho:
107.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais