Publicação: Privatização e desempenho econômico: teoria e evidência empírica
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 532: Privatização e desempenho econômico: teoria e evidência empírica, Privatization and economic performance: theory and empirical evidence
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este estudo investiga os impactos da privatização sobre a performance econômica das empresas privatizadas. A estrutura teórica básica é o problema da relação agente-principal, a qual postula que empresas privadas teriam melhor desempenho do que empresas públicas, porque os incentivos a um melhor desempenho seriam mais efetivos nas primeiras que nas últimas. A evidência empírica não confirma de forma inequívoca o postulado da teoria, embora, de maneira geral, observe-se uma tendência a melhor desempenho por parte de empresas privadas, principalmente aquelas que atuam em setores competitivos.
