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Capacitação de servidores públicos municipais : a visão dos egressos do curso de Gestão Pública Municipal (UAB)

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2016-04-20

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Resumo

Este estudo visa avaliar efeitos de uma iniciativa do governo federal de formação de gestores públicos municipais, por meio da oferta a nível nacional do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública do Sistema Universidade Aberta do Brasil, o qual tem por objetivo contribuir para a formação e qualificação de profissionais que atuam no setor público municipal. Para tanto, optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, descritiva, explicativa e documental. A técnica de pesquisa utilizada foi survey, questionário eletrônico enviado aos 6.577 egressos do curso, com resposta de 1.352 pessoas. Assim, o estudo busca contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos resultados da especialização em Gestão Pública Municipal na vida pessoal, profissional e acadêmica dos egressos, sob a perspectiva deles mesmos. Como base teórica utiliza-se o conceito de burocracia de Max Weber e de seus argumentos a respeito da profissionalização e capacitação contínua dos burocratas. Baseia-se também na ideia de que países com burocracias estatais fortes e mais capacitadas são mais desenvolvidos, em razão de possui maior eficiência nas ações estatais. Para entender as características e nuances da burocracia pública brasileira, fez-se necessário traçar uma retrospectiva da evolução da Administração Pública no Brasil, suas principais mazelas e conquistas. Discutem-se também as novas atribuições municipais, a capacitação de servidores públicos e a importância de avaliações de programas de formação e aperfeiçoamento. Os dados da pesquisa demonstraram que sob a perspectiva dos egressos do curso, este teve desdobramentos relevantes na melhoria do desempenho de suas funções e na satisfação pessoal. As respostas às perguntas objetivas quanto à situação profissional e acadêmica indicaram também que houve considerável crescimento profissional, acadêmico e progressão na carreira de boa parte dos egressos do curso. Além disso, verificou-se que o curso tem alcançado os objetivos de formar gestores conscientes e capazes de intervir na realidade social atual, atuando eficazmente na capacitação gestores públicos. Nota-se, ainda, efetividade na iniciativa da União em coordenar essa política pública juntamente com os demais entes federados obteve êxito em alcançar um grande número de servidores públicos, distribuídos em várias unidades da federação.

Resumo traduzido

This study aims to evaluate the effects of a national initiative of training municipal managers, by offering Municipal Public Management course, as part of the National Program of Public Administration from the Open University of Brazil, in order to contribute for the training and qualification of professionals working in the municipal public sector. Therefore, a quantitative, descriptive, explanatory and documentary research was chosen. The research technique used was a survey, an electronic questionnaire sent to 6,577 graduates of the course, from which we obtained of 1,352 answers. Thus, the study aims to contribute to a deeper understanding of the results of the graduate program in Public Management Municipal on the personal, professional, and academic lives of the graduates, based on their own perceptions. As a theoretical basis, Max Weber’s concept of bureaucracy and his arguments for the continuous training of bureaucrats are used. It is also based on the idea that a country with stronger and more capable state bureaucracies are more developed, due to have greater efficiency in state actions. To understand the characteristics and nuances of Brazilian public bureaucracy, it was necessary to draw a retrospective of the evolution of public administration in Brazil, its main ills and achievements. It also discusses the new municipal responsibilities, the training of civil servants and the importance of constant evaluation of public policies. The survey data showed that, from the perspective of the course graduates, there were relevant developments in improving the performance of their duties and personal satisfaction. The answers to direct questions about the professional and academic situation also indicated that there was considerable professional growth, academic and career development of much of the course graduates. Moreover, it was found that the course has achieved the objectives of training managers to be aware and able to intervene in the current social reality. It is also noted the federal government’s initiative to coordinate this public policy along with other entities, achieving not only a large number of civil servants, but distributed in various units of the federation.

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Palavras-chave traduzidas

Public administration, Bureaucracy, Training civil servants, Evaluation of educational policies

JEL

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BARROS, Simone Guimarães Guerra Gama. Capacitação de servidores públicos municipais: a visão dos egressos do curso de Gestão Pública Municipal (UAB). 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2016.

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