Publicação:
Um Modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transportes em Mato Grosso

dc.contributor.authorPais, Jonnathas Marques
dc.contributor.authorTorres, Carlos Eduardo da Gama
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Peixoto
dc.contributor.authorFerraz, Diogo
dc.coverage.spatialBrasil - Mato Grossopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-11T18:58:24Z
dc.date.available2025-03-11T18:58:24Z
dc.date.issued2023-12
dc.date.portal2023-12
dc.description.abstractO período compreendido entre 1990 e 2020 consolidou o Brasil como um dos principais produtores mundiais de soja, elevando o país à disputa com os Estados Unidos pela liderança do mercado global dessa oleaginosa. Esse período também consolidou o movimento de interiorização da produção brasileira, com o estado de Mato Grosso assumindo o protagonismo na oferta brasileira de soja. Além disso, o crescimento da produção de soja está diretamente relacionado ao aumento das exportações, especialmente para a China. A combinação entre a interiorização da produção e o aumento das exportações expôs a fragilidade da infraestrutura de transportes existente nas regiões centrais do Brasil. Nesse sentido, a escassez de alternativas de rotas intermodais configura-se como o principal obstáculo, aumentando a extensão percorrida pelo modal rodoviário, inadequado para movimentar esse tipo de carga. Diante da integração do mercado mundial de soja, os produtores de Mato Grosso não têm a possibilidade de repassar os custos logísticos mais elevados, reduzindo o preço recebido pela oleaginosa. Assim, este artigo busca mensurar os ganhos econômicos decorrentes das intervenções no sistema de transportes de Mato Grosso. Para tanto, um modelo de equilíbrio espacial foi utilizado, no intuito de representar a economia mundial da soja. Foram realizadas simulações considerando-se três obras de infraestrutura, planejadas pelo governo brasileiro, que tiveram estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) concluído ou em elaboração: i) EF-170, ou Ferrogrão; ii) EF-354, ou Ferrovia de Integração Centro-Oeste; e iii) hidrovia do rio Araguaia. Os resultados das simulações indicam a viabilidade de alguns dos resultados, apontando que a EF-170 pode gerar um aumento anual de US$ 785 milhões na receita dos produtores de soja de Mato Grosso, enquanto, por sua vez, a EF-354 proporcionaria um aumento de US$ 584 milhões na receita dos produtores mato-grossenses.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe period between 1990 and 2020 consolidated Brazil as one of the world’s leading producers of soybeans, raising the country to the dispute with the United States for the leadership of the global oilseed market. The aforementioned period also consolidated the movement of internalization of Brazilian soy production, with the state of Mato Grosso taking the leading role in the Brazilian offer of oilseed. Moreover, the growth in soybean production is directly related to the increase in exports, especially to China. The combination between the internalization of production and the increase of exports exposed the fragility of the existing transport infrastructure in the central regions of Brazil, in this sense, the scarcity of intermodal route alternatives is the main obstacle, increasing the length traveled by the road modal, inadequate to move this type of load. Given the integration of the world soybean market, the Mato Grosso producers do not have the possibility to pass on the higher logistic costs, reducing the price received by the oilseed. Thus, this article seeks to measure the economic gains resulting from interventions in the road system of Mato Grosso. To this end, the Spatial Equilibrium Model was used to represent the world soybean economy. Simulations were carried out with three infrastructure works, planned by the Brazilian government, which have Economic and Environmental Technical Feasibility Study (EVTEA) completed or in preparation: i) EF-170 or Ferrogrão; ii) EF-354 or Midwest Integration Railway; and iii) Araguaia River Waterway. The results of the simulations indicate favorably the feasibility of some of the interventions addressed, pointing out that EF-170 can generate an annual increase of US$ 785 million in the revenue of Mato Grosso soybean producers, while, in turn, EF-354 would provide an increase of US$ 584 million in the revenue of Mato Grosso producers.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 68, ago./dez. 2023.pt_BR
dc.description.otherp. 69-100 ; il.pt_BR
dc.description.otherResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
dc.identifier.citationPAIS, Jonnathas Marques et al. Um Modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transportes em Mato Grosso. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 68, p. 69-100, 38, ago./dez. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp68art3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16897
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16872pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPPpt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura para transporte de soja em Mato Grossopt_BR
dc.subject.keywordFerrogrão (EF-170)pt_BR
dc.subject.keywordFerrovia de Integração Centro-Oeste (EF-354)pt_BR
dc.subject.keywordHidrovia do rio Araguaiapt_BR
dc.subject.keywordModelo de programação linear quadráticapt_BR
dc.subject.vcipeaInfraestrutura do Transportept_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Ferroviáriopt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Fluvial e Lacustrept_BR
dc.subject.vcipeaPolítica de Transportept_BR
dc.titleUm Modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transportes em Mato Grossopt_BR
dc.title.alternativeA Quadratic programming model for the analysis of the economic feasibility of improving transport infrastructure in Mato Grossopt_BR
dc.title.alternativeUn Modelo de programación cuadrática para el análisis de la factibilidad económica de mejorar la infraestructura de transporte en Mato Grossopt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublicationcf9e202c-b410-43d0-b98f-b9e6977e8f50
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscoverycf9e202c-b410-43d0-b98f-b9e6977e8f50

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n68_Artigo3_Um_Modelo_de_programacao.pdf
Tamanho:
1.08 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais