Publicação:
Análise do setor portuário brasileiro no contexto do Programa de Aceleração do Crescimento

dc.contributor.authorCampos Neto, Carlos Alvares da Silva
dc.contributor.authorPêgo Filho, Bolívar
dc.contributor.authorRomminger, Alfredo Eric
dc.contributor.authorFerreira, Iansã Melo
dc.contributor.authorVasconcelos, Leonardo Fernandes Soares
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-06T21:10:32Z
dc.date.available2015-04-06T21:10:32Z
dc.date.issued2009
dc.date.portal2009
dc.description.abstractEste capítulo apresenta as principais questões econômicas e institucionais envolvendo os portos brasileiros nos últimos anos, com destaque para a definição da classificação dos portos e a contribuição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para reduzir os gargalos deste setor. O estudo justifica-se pela importância que o setor portuário tem para a economia brasileira, em geral, e o comércio internacional, especificamente. A participação dos portos na relação comercial brasileira com o resto do mundo chegou a aproximadamente 80% em 2008. Além da Apresentação, o estudo é constituído de sete seções. Na seção 2 são apresentados os aspectos conceituais e o modelo atual do sistema portuário brasileiro, de acordo coma Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR). Em seguida, na seção 3 discutem-se a classificação dos portos, segundo a metodologia desenvolvida pelo Ipea, e os seus resultados. Esta tem como referências as variáveis econômicas, e os resultados mostram a hierarquia dos portos, ou seja, o grau de importância no que se refere ao comércio internacional. Na seção 4 é descrito o modelo de financiamento do setor portuário brasileiro e de que forma são realizados os investimentos entre os agentes público e privado. Na seção 5 são mostrados os principais problemas dos portos e as demandas referentes ao setor. Esta seção tem como referências os principais planos e programas do governo federal e de instituições privadas ligadas ao setor, tendo como resultado o Mapeamento Ipea de Obras Portuárias. Na seção 6 estabelece-se relação entre as demandas de recursos do setor e a forma como o PAC atende a estas demandas. Na seção 7 apresentam-se os resultados de pesquisa do Ipea realizada com os principais clientes do setor portuário brasileiro, particularmente, os ligados ao porto de Santos. Por fim, na seção 8 são apresentados os resultados gerais do capítulo.pt_BR
dc.description.otherCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2009 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2009. (Volume 2)pt_BR
dc.description.otherp. 321-348 : il.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3687
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordPortos comerciaispt_BR
dc.subject.keywordSetor portuáriopt_BR
dc.subject.keywordObras portuáriaspt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC)pt_BR
dc.subject.keywordTransporte aquaviáriopt_BR
dc.titleAnálise do setor portuário brasileiro no contexto do Programa de Aceleração do Crescimentopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Brazilian port sector in the context of the Programme for Accelerated Growthpt_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR

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