Publicação: Impactos das multinacionais na reestruturação da indústria: uma proposta metodológica
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
Anos 90
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 474: Impactos das multinacionais na reestruturação da indústria: uma proposta metodológica, Impacts of multinationals in industry restructuring: a methodological proposal
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A primeira parte deste trabalho apresenta uma proposta metodológica para análise dos impactos das atividades das empresas multinacionais no processo de reestruturação da indústria. A hipótese aqui defendida é que as empresas multinacionais exploram vantagens sobre as firmas domésticas, alterando os padrões de competição dentro da indústria e, dessa maneira, provocam transformações na estrutura, conduta e performance do mercado. As vantagens das empresas multinacionais originam-se da posse de ativos, tangíveis e intangíveis, de características locacionais dessas firmas, e também de sua capacidade de internalizar ou não o mercado — vantagens de natureza transacional. A segunda parte do trabalho estuda o caso das atividades das empresas multinacionais na reestruturação da indústria de laticínios, nos cinco primeiros anos da década de 90.
