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Produção, distribuição e consumo : determinantes da demanda derivada por transporte e energia

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Resumo

Um modelo para a determinação da demanda derivada por óleo diesel, no setor de transporte de carga, é especificado e estimado para uma dada estrutura de preços. Na especificação, incorporaram-se variáveis relativas a produção agrícola e industrial, à população e aos salários. O modelo é estimado com dados tipo cross-section para o ano de 1980, obtidos para 437 zonas de tráfego do país. Os resultados revelaram que a demanda por diesel é sensível principalmente a salários (médio e total), apresentando uma elasticidade quase unitária (E = 0,9) com relação ao salário total (população constante e salário per capita variando). Segue-se em importância a produção agropecuária com uma elasticidade igual a 0,3. O valor especifico dos produtos agrícolas também afeta significativamente a demanda por diesel (r = 0,6), enquanto a produção industrial tem menos impacto (E = 0,1).

Resumo traduzido

A model of the demand for diesel oil in the cargo transportation sector is developed. The model specification includes variable related to wages to wages, pepulation and production (both agricultural and industrial). Estimation is based on 1980 cross-section data on 437 traffic regions in Brazil, assuming a fixed price structure. The demand for diesel oil is found to be more responsive to per capita and total salaries (elasticity e=0,3 and e=0,1, respective). The valve per ton of the agricultural product has also an important influence on the demand for diesel oil (e=0,6). Policy implications of the results are discussed.

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