Publicação:
Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras

dc.contributor.authorSiqueira, Wallace Lobato
dc.contributor.authorBecker, Kalinca Léia
dc.contributor.authorFreitas, Clailton Ataídes de
dc.contributor.scholarWallace Lobato Siqueira
dc.contributor.scholarKalinca Léia Becker
dc.contributor.scholarClailton Ataídes de Freitas
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:52Z
dc.date.available2025-09-01T11:56:52Z
dc.date.issued2025-04
dc.date.portal2025-04
dc.description.abstractEste estudo analisou os determinantes da proficiência em matemática dos estudantes do nono ano do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar de 2011 a 2017, empregando metodologias de análise exploratória de dados espaciais e modelos de dados em painel espacial. A análise identificou clusters espaciais significativos das notas e destacou a importância das práticas, como a frequência dos alunos em realizar exercícios e a correção pelo professor, na melhoria da proficiência escolar. Também foi identificado transbordamento espacial, indicando a formação de clusters de qualidade educacional.
dc.description.abstractalternativeThis study analyzed the determinants of mathematics proficiency among 9th-grade students in Brazilian public schools, using data from the National Assessment System for Basic Education and the School Census from 2011 to 2017, employing methodologies of exploratory spatial data analysis and spatial panel data models. The analysis identified significant spatial clusters of scores and highlighted the importance of practices such as the frequency of students doing exercises and teachers correcting them, in improving educational proficiency. Spatial spillover effect was also identified, indicating the formation of clusters of educational quality.
dc.description.firstpage9
dc.description.issue1
dc.description.lastpage41
dc.description.publicationtitlePesquisa e Planejamento Econômico (PPE)
dc.description.volume55
dc.format.extent9 - 41
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Wallace Lobato; BECKER, Kalinca Léia; FREITAS, Clailton Ataídes de. Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 9–41, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art1.
dc.identifier.doi10.38116/ppe55n1art1
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18656
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofserieshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18568
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Analysis of Education
dc.subject.jelMathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Cross-Sectional Models - Spatial Models - Treatment Effect Models - Quantile Regressions - Social Interaction Models
dc.subject.jelMathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Panel Data Models - Spatio-temporal Models
dc.subject.keywordDesempenho escolar
dc.subject.keywordAnálise espacial
dc.subject.keywordDesigualdades regionais
dc.subject.vcipeaRendimento Escolar
dc.subject.vcipeaDesigualdade Regional
dc.titleDeterminantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras
dc.title.alternativeDeterminants of students’ proficiency in brazilian public schools
dc.title.scholarDeterminantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras
dc.typeJournal Article
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA2025
relation.isJournalIssueOfPublication570767df-2d6d-40bc-aab5-7c6ea4927e47
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery570767df-2d6d-40bc-aab5-7c6ea4927e47

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
PPE_v55_n1_Artigo1_Determinantes_proficiencia_estudantes.pdf
Tamanho:
1.7 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais