Publicação: Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras
dc.contributor.author | Siqueira, Wallace Lobato | |
dc.contributor.author | Becker, Kalinca Léia | |
dc.contributor.author | Freitas, Clailton Ataídes de | |
dc.contributor.scholar | Wallace Lobato Siqueira | |
dc.contributor.scholar | Kalinca Léia Becker | |
dc.contributor.scholar | Clailton Ataídes de Freitas | |
dc.coverage.spatial | Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:52Z | |
dc.date.available | 2025-09-01T11:56:52Z | |
dc.date.issued | 2025-04 | |
dc.date.portal | 2025-04 | |
dc.description.abstract | Este estudo analisou os determinantes da proficiência em matemática dos estudantes do nono ano do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar de 2011 a 2017, empregando metodologias de análise exploratória de dados espaciais e modelos de dados em painel espacial. A análise identificou clusters espaciais significativos das notas e destacou a importância das práticas, como a frequência dos alunos em realizar exercícios e a correção pelo professor, na melhoria da proficiência escolar. Também foi identificado transbordamento espacial, indicando a formação de clusters de qualidade educacional. | |
dc.description.abstractalternative | This study analyzed the determinants of mathematics proficiency among 9th-grade students in Brazilian public schools, using data from the National Assessment System for Basic Education and the School Census from 2011 to 2017, employing methodologies of exploratory spatial data analysis and spatial panel data models. The analysis identified significant spatial clusters of scores and highlighted the importance of practices such as the frequency of students doing exercises and teachers correcting them, in improving educational proficiency. Spatial spillover effect was also identified, indicating the formation of clusters of educational quality. | |
dc.description.firstpage | 9 | |
dc.description.issue | 1 | |
dc.description.lastpage | 41 | |
dc.description.publicationtitle | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) | |
dc.description.volume | 55 | |
dc.format.extent | 9 - 41 | |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Wallace Lobato; BECKER, Kalinca Léia; FREITAS, Clailton Ataídes de. Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 9–41, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art1. | |
dc.identifier.doi | 10.38116/ppe55n1art1 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18656 | |
dc.language.iso | por | |
dc.location.city | Brasília | |
dc.location.country | BR | |
dc.publisher | Ipea | |
dc.relation.ispartofseries | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18568 | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | |
dc.rights.type | Licença Comum | |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | |
dc.subject.jel | Health, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Analysis of Education | |
dc.subject.jel | Mathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Cross-Sectional Models - Spatial Models - Treatment Effect Models - Quantile Regressions - Social Interaction Models | |
dc.subject.jel | Mathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Panel Data Models - Spatio-temporal Models | |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | |
dc.subject.keyword | Análise espacial | |
dc.subject.keyword | Desigualdades regionais | |
dc.subject.vcipea | Rendimento Escolar | |
dc.subject.vcipea | Desigualdade Regional | |
dc.title | Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras | |
dc.title.alternative | Determinants of students’ proficiency in brazilian public schools | |
dc.title.scholar | Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras | |
dc.type | Journal Article | |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.description | PPA2025 | |
relation.isJournalIssueOfPublication | 570767df-2d6d-40bc-aab5-7c6ea4927e47 | |
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | 570767df-2d6d-40bc-aab5-7c6ea4927e47 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- PPE_v55_n1_Artigo1_Determinantes_proficiencia_estudantes.pdf
- Tamanho:
- 1.7 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format