Publication: Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
item.page.description.lastpage
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
Texto para Discussão (TD) 2384 : Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Este estudo analisa o efeito da obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio, estabelecida por meio da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, sobre o desempenho escolar nessa etapa de ensino. Foram usadas informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A principal estratégia empírica adotada foi a estimação de um modelo de diferenças em diferenças, tendo como grupo de controle os indivíduos de coortes não afetadas pela lei e como tratados os indivíduos de coortes afetadas pelo estabelecimento da lei. Adicionalmente, também foi estimado um modelo com dados em painel para verificar de que forma a inclusão dessas disciplinas afeta o desempenho médio da escola. Os resultados mostram efeito negativo da inclusão dessas disciplinas sobre diversas áreas do conhecimento, principalmente sobre o desempenho em matemática.
