Publicação:
Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar

dc.contributor.authorNiquito, Thais Waideman
dc.contributor.authorSachsida, Adolfo
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T19:09:57Z
dc.date.available2018-05-09T19:09:57Z
dc.date.issued2018-04
dc.date.portal2018-04
dc.description.abstractEste estudo analisa o efeito da obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio, estabelecida por meio da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, sobre o desempenho escolar nessa etapa de ensino. Foram usadas informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A principal estratégia empírica adotada foi a estimação de um modelo de diferenças em diferenças, tendo como grupo de controle os indivíduos de coortes não afetadas pela lei e como tratados os indivíduos de coortes afetadas pelo estabelecimento da lei. Adicionalmente, também foi estimado um modelo com dados em painel para verificar de que forma a inclusão dessas disciplinas afeta o desempenho médio da escola. Os resultados mostram efeito negativo da inclusão dessas disciplinas sobre diversas áreas do conhecimento, principalmente sobre o desempenho em matemática.pt_BR
dc.description.other74 p.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2384pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherPossui apêndicept_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8357
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.subject.keywordSociologiapt_BR
dc.subject.keywordDiferenças em diferençaspt_BR
dc.subject.keywordEfeitos fixospt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Secundáriopt_BR
dc.subject.vcipeaFilosofiapt_BR
dc.subject.vcipeaSociologiapt_BR
dc.subject.vcipeaRendimento Escolarpt_BR
dc.titleEfeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2384 : Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_2384.pdf
Tamanho:
1.65 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_2384_sumex.pdf
Tamanho:
122.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais