Publicação: Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar
dc.contributor.author | Niquito, Thais Waideman | |
dc.contributor.author | Sachsida, Adolfo | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-09T19:09:57Z | |
dc.date.available | 2018-05-09T19:09:57Z | |
dc.date.issued | 2018-04 | |
dc.date.portal | 2018-04 | |
dc.description.abstract | Este estudo analisa o efeito da obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio, estabelecida por meio da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, sobre o desempenho escolar nessa etapa de ensino. Foram usadas informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A principal estratégia empírica adotada foi a estimação de um modelo de diferenças em diferenças, tendo como grupo de controle os indivíduos de coortes não afetadas pela lei e como tratados os indivíduos de coortes afetadas pelo estabelecimento da lei. Adicionalmente, também foi estimado um modelo com dados em painel para verificar de que forma a inclusão dessas disciplinas afeta o desempenho médio da escola. Os resultados mostram efeito negativo da inclusão dessas disciplinas sobre diversas áreas do conhecimento, principalmente sobre o desempenho em matemática. | pt_BR |
dc.description.other | 74 p. | pt_BR |
dc.description.other | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2384 | pt_BR |
dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
dc.description.other | Possui apêndice | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8357 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferenças em diferenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeitos fixos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Ensino Secundário | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.title | Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2384 : Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar | pt_BR |
dc.type | Working paper | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Educação | pt_BR |