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Atração de investimento estrangeiro – mapeando melhores práticas de agências de promoção de investimentos

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Resumo

Atrair investimento direto externo (IDE) é uma parte importante da política de desenvolvimento econômico, e a maioria dos países do mundo vem estabelecendo agências nacionais de promoção de investimentos (international promotion agencies – IPAs) com o mandato de atrair IDE. Este artigo tem como objetivo destacar as melhores práticas na promoção de investimentos nacionais e subnacionais, a fim de aumentar sua capacidade de atrair e reter investimentos estrangeiros nos países. Uma lição que surge após a análise dessas experiências bem-sucedidas apresentadas é que as políticas de promoção de IDE devem ser complementadas por instrumentos que busquem melhorar as capacidades e os ativos locais e estimular vínculos diretos entre as multinacionais e as empresas nacionais.

Resumo traduzido

Attracting foreign direct investment (FDI) is an important part of economic development policy, and most countries in the world have established national investment promotion agencies (IPAs) with the mandate to attract FDI. This article aims to highlight the best practices in promoting national and subnational investments, in order to increase the capacity to attract and retain foreign investments in countries. A lesson that emerges after analyzing these successful experiences presented is that policies to promote FDI must be complemented by instruments that seek to improve local capacities and assets and encourage direct links between multinationals and national companies.

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