Publicação:
Uma análise do transporte terrestre de cargas brasileiro

dc.contributor.authorCampos Neto, Carlos Alvares da Silva
dc.contributor.authorFerreira, Iansã Melo
dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre
dc.contributor.authorSoares, Ricardo Pereira
dc.contributor.authorRomminger, Alfredo Eric
dc.contributor.authorVasconcelos, Leonardo Fernandes Soares
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-13T20:44:48Z
dc.date.available2015-04-13T20:44:48Z
dc.date.issued2010
dc.date.portal2010
dc.description.abstractEste capítulo analisa as principais questões econômicas e institucionais que dizem respeito ao transporte terrestre de cargas no Brasil. Nele, são avaliadas a questão regulatória, a importância econômica e a proporção que cabe às rodovias e às ferrovias na matriz nacional de transportes, inclusive fazendo-se projeções quanto ao comportamento futuro. Ademais, apresenta-se um levantamento dos investimentos realizados nos últimos anos e das necessidades atuais de cada um destes setores, em contraste com os investimentos propostos nas duas versões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além desta apresentação, o estudo se constitui de seis seções. Na seção 2 é realizada uma caracterização do transporte terrestre nacional, apresentando-se um breve histórico que procura subsidiar o leitor com informações sobre as características de funcionamento dos setores rodoviário e ferroviário no Brasil. A seção 3 apresenta um resumo dos modelos regulatórios vigentes em cada um dos setores e os principais problemas deles provenientes. Na seção 4 discute-se o transporte de cargas, analisando-se as participações dos modais no contexto brasileiro, bem como as vantagens e desvantagens no uso de cada um. Na seção 5 são descritos os modelos de financiamento de rodovias e ferrovias, e faz-se uma avaliação dos papéis que têm sido desempenhados pelos setores público e privado nos últimos anos. A seção 6 apresenta um contraste entre as necessidades de investimento levantadas pelo Ipea (mapeamentos Ipea de obras) e o que tem sido proposto pelas duas versões do PAC, lançadas pelo governo federal em 2007 e 2010, respectivamente. Por fim, da seção 7 constam as principais conclusões do estudo e algumas sugestões de políticas públicas que visam melhorar a eficiência do transporte de cargas no país.pt_BR
dc.description.otherCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2010 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2010. (Volume 2)pt_BR
dc.description.otherp. 357-378 : il.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3754
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2378pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordTransporte terrestre de cargaspt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordFerroviaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC)pt_BR
dc.titleUma análise do transporte terrestre de cargas brasileiropt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the Brazilian inland cargo transportpt_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Livro_Brasil_em_desenvolvimento_2010_v_2.pdf
Tamanho:
2.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais