Publicação:
A Decolagem civil da aviação brasileira : a mudança institucional gradual no processo de criação da ANAC

dc.contributor.advisorAlexandre de Ávila Gomide
dc.contributor.authorSantos, Marcelo da Conceição de Oliveira
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarMarcelo da Conceição de Oliveira Santos
dc.contributor.thesiscommiteeFelix Garcia Lopez Júnior
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-23T18:22:34Z
dc.date.available2025-09-23T18:22:34Z
dc.date.issued2019
dc.date.portal2019
dc.date.submitted2019-11-18
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo principal compreender o processo de criação da ANAC, com o foco de seu exame dirigido à mudança institucional do setor aéreo brasileiro, de uma ambientação militar adaptada ao Estado Provedor de bens e serviços para uma moldura institucional civil de Estado Regulador. Em se tratando de questão jungida às instituições, o foco se dirige, mas não se restringe, ao estádio que se inicia com a proposição do Projeto de Lei nº 3846/2000, encaminhado à Câmara dos Deputados, em 28/11/2000, pelo governo FHC, seguindo até a sua aprovação, ocorrida apenas em 11/09/2005, durante o governo Lula. Apesar do desígnio das agências reguladoras criadas no Brasil, convergente com o tipo de inteligência público-administrativa prevalecente durante o governo FHC que, por cuja aparente força política, tinha conseguido remodelar o Estado brasileiro e implantar outras nove Agências Reguladoras, a ANAC não foi criada nesse momento político senão apenas cinco anos depois, na gestão de Lula, que tinha sido um severo crítico político daquela Reforma Administrativa de FHC. Ante esse curioso paradoxo, o processo será analisado à luz da Teoria de Mudança Institucional Gradual, de Mahoney e Thelen, concatenada ao Modelo Teórico dos Elementos do Jogo Político, de Couto e Abrucio, aplicando-se o ferramental metodológico do Process-Tracing, a fim de identificar as variáveis que foram determinantes para os comportamentos dos atores institucionais no processo da criação da ANAC, esclarecendo-se as causas para a sua criação tardia e em um cenário político supostamente adverso ao seu evento.
dc.description.abstractalternativeThis work aims to comprehend the process of creation of the Civil Aviaiton Brazilian Agency (ANAC), focusing on the institutional change of the Brazilian aviation industry, from a military environment adapted to the State as provider of goods and services to a civil institutional framework of the State as regulator. Regarding to institutions, the focus will be on, but not restricted, to the stage that begins with the Draft Bill n. 3846/2000 proposal, sent to the House of Representatives, in november, 28, 2000, during FHC administration, till its endorsement, in September 11, 2005, during Lula administration. Despite the regulatory agencies purpose in Brazil, which responded to the prevailing public administration intelligence during FHC administration established other nine regulatory agencies and changed the Brazilian State, ANAC was not created at that political moment, but five years later, during Lula administration, which had been a harsh political critic to FHC’s Administrative Reform. Before this curious paradox, the process will be analyzed in the light of Mahoney and Thelen's Theory of Gradual Institutional Change, coupled with Couto and Abrucio's Theoretical Model of Political Game Elements, and also will be applied the Process-Tracing methodology, all in order to identify the institutional variables were determinant for the political actors institutional behavior during the ANAC creation process and clarify the causes of the late approval during in a political scenario supposedly adverse to its event.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira Turma
dc.format.extent102
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo da Conceição de Oliveira. A Decolagem civil da aviação brasileira: a mudança institucional gradual no processo de criação da ANAC. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19103
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.otherlanguagesInstitucionalismo histórico
dc.subject.otherlanguagesMudança institucional
dc.subject.otherlanguagesProcess-Tracing
dc.subject.vcipeaAgências Reguladoras
dc.titleA Decolagem civil da aviação brasileira : a mudança institucional gradual no processo de criação da ANAC
dc.title.scholarA Decolagem civil da aviação brasileira: a mudança institucional gradual no processo de criação da ANAC.
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dissertacao_marcelo_da_conceicao_de_oliveira_santos.pdf
Tamanho:
1.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais