Publicação: Mobilidade urbana : o Brasil em transformação : o papel do Ipea na construção do pacto da mobilidade
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este capítulo apresenta uma reflexão sobre a situação da mobilidade urbana no Brasil no
período recente, discutindo aspectos relativos à construção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e a atual distribuição dos modos de deslocamentos realizados nas cidades brasileiras. Parte desta discussão é proveniente de produção bibliográfica recente do Ipea sobre o tema, especificamente do período de 2013 a 2014, grande parte decorrente da movimentação
popular que ocorreu no país em prol de um transporte público de mais qualidade e acessível financeiramente. Esta contextualização e debate inicial são apresentados na seção primeira deste capítulo. Ainda na primeira seção, trata-se da análise das externalidades geradas pelo atual padrão de deslocamento, que impactam não somente os usuários do sistema de transporte público, aumentando o tempo de viagem e o seu custo, como toda a sociedade. Na segunda seção, elencam-se os principais condicionantes de um panorama geral da mobilidade brasileira, destacando a evolução do tempo de deslocamento e da frota, bem
como as consequências decorrentes da priorização do transporte individual em detrimento do transporte público. Na terceira seção, apresenta-se um conjunto de propostas desenvolvidas pelo Ipea para a
melhoria das condições de mobilidade no país, tendo sido agrupadas em quatro componentes: desoneração, financiamento da operação, gestão e regulação e planejamento urbano. O objetivo é apresentar possíveis soluções, de modo que o leitor consiga visualizar o problema e enquadrá-lo em uma possível solução posta, auxiliando-o na busca por referências e possíveis detalhamentos para implantação de uma
proposta de política pública. Por fim, na última seção, realiza-se o fechamento deste capítulo com as considerações finais deste estudo.
