Publicação: Determinantes dos fundos soberanos de investimentos e o caso brasileiro
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Determinants of the sovereign wealth funds and the brazilian case
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Resumo
Este artigo estuda os fundos soberanos de investimentos (FSIs), que, principalmente depois da criação do FSI da China, em 2007, ganharam importância no debate econômico e são considerados, hoje, como investidores institucionais significativos. Ao analisar as características macroeconômicas dos países que possuem FSIs, este artigo propõe que os determinantes para seu estabelecimento são: superávits significativos de conta corrente; dependência das exportações de combustíveis e minérios; e/ou altos níveis de poupança interna. Neste contexto, o caso do Fundo Soberano do Brasil (FSB), criado em 2008, sobressai. As razões para o fundo brasileiro parecem estar mais associadas à adoção deste tipo de instrumento financeiro por importantes países em desenvolvimento (PEDs) e à dinâmica entre as autoridades domésticas responsáveis pela condução da política econômica que aos fundamentos macroeconômicos do país. O FSB poderá tornar-se um FSI tradicional, se for utilizado, no futuro, para acumular os recursos das exportações brasileiras de petróleo do pré-sal. A mudança, no entanto, não aconteceria no curto prazo.
Resumo traduzido
This article studies the sovereign wealth funds (SWF), which, especially after the establishment of the Chinese SWF, in 2007, gained importance in the economic debate and are considered today as a significant institutional investor. This article analyzes the macroeconomic indicators of the countries with SWF and proposes that the determinants for their establishment are: significant current account surpluses; dependence on exports of fuel and ore; and/or high levels of domestic savings. In this context, the case of the Brazilian Sovereign Fund (BSF), established in 2008, stands out. The reasons for the establishment of the Brazilian fund appear to be related more to the adoption of this type of financial instrument by major developing countries and the dynamics between domestic authorities responsible for economic policy than to the macroeconomic fundamentals of the country. The BSF could become a traditional sovereign wealth fund, if used in the future to save the revenues of Brazilian pre-salt oil exports. The change, however, would not happen in the short term.
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