Publicação: Reforma do setor brasileiro de cabotagem : impactos sobre a comparação internacional
| dc.contributor.author | Leão, Rafael | |
| dc.contributor.author | Messa, Alexandre | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2020-07-28T22:36:53Z | |
| dc.date.available | 2020-07-28T22:36:53Z | |
| dc.date.issued | 2020-07 | |
| dc.date.portal | 2020-07 | |
| dc.description.abstract | O objetivo desta nota é colocar em perspectiva internacional uma eventual reforma do setor doméstico de cabotagem, no intuito de verificar se essa reformulação é efetiva em alterar a qualidade regulatória do setor. Com esta análise, busca-se obter uma medida do grau necessário de ambição para que essa reforma tenha efeitos concretos sobre a competitividade da economia brasileira. Dessa forma, é necessário clarificar alguns pontos da legislação vigente (Lei nº 9.432/1997), hoje em discussão. Esta nota mostra que uma reforma do setor de cabotagem que não remova barreiras concorrenciais relevantes, tais como a exigência de lastro, corre o risco de se revelar ineficaz, incorrendo em mais uma perda de oportunidade por parte da sociedade brasileira. De fato, uma reforma que procure apenas flexibilizações marginais manteria a economia do país bastante distante das melhores práticas internacionais, contribuindo para a estagnação da produtividade. | pt_BR |
| dc.description.other | 17 p. : il. | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10150 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais , o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Cabotagem | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Comparação internacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Reforma do setor doméstico de cabotagem | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transporte aquaviário | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Regulação econômica | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Infraestrutura de Transportes | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Portos | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Regulamentações | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Competitividade | pt_BR |
| dc.title | Reforma do setor brasileiro de cabotagem : impactos sobre a comparação internacional | pt_BR |
| dc.title.alternative | Nota Técnica n. 73 (Diset) : Reforma do setor brasileiro de cabotagem : impactos sobre a comparação internacional | pt_BR |
| dc.type | Working paper | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Comércio Interno | pt_BR |
| ipea.classification | Transportes | pt_BR |
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