Publicação: Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
dc.contributor.author | Osorio, Rafael Guerreiro | |
dc.contributor.author | Tufani, Cláudia Mayara | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Clarissa Guimarães | |
dc.contributor.author | Moretti, Gianna Sanchez | |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T00:14:53Z | |
dc.date.available | 2024-10-04T00:14:53Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.portal | 2016 | |
dc.description.abstract | "Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...) | pt-br |
dc.description.abstract | "Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...) | pt-br |
dc.description.other | 136 p. : il. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956 | |
dc.language.iso | por | |
dc.location.country | Brasil | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.rights.holder | International Policy Centre for Inclusive Growth | |
dc.rights.holder | United Nations Development Programme | |
dc.rights.license | O texto e dados desta publicação podem ser reproduzidos desde que as fontes sejam citadas. Reproduções com fins comerciais são proibidas. | |
dc.rights.type | Licença total exclusiva | |
dc.subject.keyword | Universalizar | |
dc.subject.keyword | alfabetização | |
dc.subject.keyword | Maceió | |
dc.subject.keyword | subsídios | |
dc.subject.keyword | política pública | |
dc.title | Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública | pt-br |
dc.type | Report | |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Educação | |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado |
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