Publicação:
Apresentação : O Brasil e a segurança no seu entorno estratégico : América do Sul e Atlântico Sul

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

9

Última página

10

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Marcelo Côrtes Neri destaca que a América do Sul vive uma de suas maiores conquistas históricas: o fim do risco de conflitos armados entre países do Cone Sul, resultado da reaproximação política desde os anos 1980, especialmente entre Brasil, Argentina e Chile. Esse ambiente de estabilidade permitiu a expansão da integração econômica, política e cultural e consolidou uma cultura estratégica voltada à cooperação. Ao mesmo tempo, o texto alerta para o crescimento das ameaças não tradicionais, como o tráfico de drogas e outros crimes transnacionais, que elevam a violência e afetam diretamente a saúde pública e os recursos dos Estados. Nesse cenário, o Brasil assume papel central, articulando capacidades econômicas, políticas e territoriais para fortalecer a segurança regional. A apresentação também enfatiza que tanto a América do Sul quanto o Atlântico Sul compõem o entorno estratégico brasileiro, sendo este último vital para o comércio exterior e para as fontes energéticas do país. Neri conclui afirmando que compreender as dinâmicas de segurança e defesa na região é essencial para o desenvolvimento brasileiro e que os textos do livro contribuem para ampliar essa compreensão.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

NERI, Marcelo Côrtes. Apresentação. In: NASSER, Reginaldo Mattar; MORAES, Rodrigo Fracalossi de (org.). O Brasil e a segurança no seu entorno estratégico: América do Sul e Atlântico Sul. Brasília, DF: Ipea, 2014. p. 9–10. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20003

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
O Brasil e a segurança no seu entorno estratégico : América do Sul e Atlântico Sul
(Ipea, 2014) Nasser, Reginaldo Mattar ; Moraes, Rodrigo Fracalossi de ; Reginaldo Mattar Nasser; Rodrigo Fracalossi de Moraes
Este livro reúne trabalhos de acadêmicos e militares, brasileiros e estrangeiros, voltados para uma discussão de questões relacionadas a espaços do entorno estratégico brasileiro. É fruto do projeto O Papel da Defesa na Inserção Internacional Brasileira, coordenado pelo Ipea, que tem como objetivo contribuir com o debate sobre as políticas públicas na área da defesa nacional. O conteúdo está organizado em dez capítulos distribuídos em duas partes. A primeira parte aborda algumas das principais dinâmicas securitárias da América do Sul, dividindo-se em duas subpartes, que analisam questões relativas, respectivamente, à defesa nacional e aos desafios para o enfrentamento da criminalidade organizada transnacional. A segunda parte tem como objeto o Atlântico Sul, buscando contribuir para o debate acerca dos interesses brasileiros neste espaço, bem como a respeito de como o país pode cooperar para a manutenção de sua estabilidade. O objetivo geral consiste em ampliar a compreensão sobre alguns dos principais processos presentes no entorno estratégico brasileiro.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais