Publication: Análise de dois programas estaduais de implantação da gestão da qualidade total: PROQUALI e PQAP
Loading...
Files
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
item.page.description.lastpage
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
Bahia
Rio Grande do Sul
Brasil
Rio Grande do Sul
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
item.page.title.alternative
Texto para Discussão (TD) 555: Análise de dois programas estaduais de implantação da gestão da qualidade total: PROQUALI e PQAP, Analysis of two state programs implementation of total quality management: PROQUALI and PQAP
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Este trabalho utiliza uma metodologia de avaliação do nível de comprometimento de órgãos públicos com os programas de implantação da gestão da qualidade total para analisar a experiência de dois programas estaduais: o Programa de Qualidade no Serviço Público do Governo da Bahia (PROQUALI) e o Programa de Qualidade na Administração Pública do Governo do Rio Grande do Sul (PQAP). A análise dos dados coletados permite afirmar que nenhuma das instituições havia alcançado, no final de 1996, o nível de efetivo comprometimento com a implantação da gestão da qualidade total, conforme definido no estudo, e que poucos resultados haviam sido obtidos em decorrência da utilização das ferramentas e princípios do modelo gerencial. A institucionalização da GQT como método gerencial ainda se colocava, no momento da análise de dados, como o grande desafio a ser vencido pelas instituições baianas e rio-grandenses.
