Livro:
A Midiatização do refúgio no Brasil (2010-2018)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2010-2018

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este trabalho analisa as notícias veiculadas por jornais brasileiros de significativa circulação no país, e que também são referência discursiva e atuam no agendamento sobre o tema desta pesquisa. Avalia a veiculação midiática – a midiatização – das questões referentes à integração de refugiados e definiu como foco três dos principais jornais de circulação nacional: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, entre 2007 a 2017. O recorte será no período de 2010-2018. O intuito é entender como o discurso midiático atua, não somente na opinião pública sobre determinados grupos étnico-culturais, como também nos processos de construções identitárias de refugiados e migrantes, a partir das quais tomam-se decisões sobre o refúgio e a migração no âmbito estadual e federal.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10191
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10192
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10193
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10194

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Proposta e processos metodológicos
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Russi, Pedro; Nascimento, Leonardo F.
Este capítulo apresenta os processos metodológicos desta pesquisa, a qual busca avançar na compreensão do discurso midiático com relação aos migrantes e refugiados no Brasil durante a última década. Os meios de comunicação, como operadores de sentidos, estão presentes direta e indiretamente, além do cotidiano da sociedade, na tomada de decisões governamentais nas suas instâncias micro e macrossociais. A reflexão crítica sobre os processos de midiatização do refúgio e das migrações no país possibilita obter elementos concretos para serem utilizados no debate atual e futuro sobre as políticas públicas migratórias e de gestão do refúgio, além de ações efetivas de interlocução com os meios de comunicação, levando em conta o lugar-chave ocupado na formação de agendas públicas e privadas. Isso permite também avançar na ciência e produção de conhecimento no que se refere a refúgio e migrações.
Publicação
Fluxos migratórios no Brasil : haitianos, sírios e venezuelanos
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Lima, João Brígido Bezerra; Garcia, Ana Luiza Jardim de Carvalho Rochael; Fechine, Valéria Maria Rodrigues
Esta pesquisa iniciou-se pelo resgate do acervo de notícias sobre o tema refúgio no período de estudo e a consequente seleção das matérias jornalísticas que focalizavam os fluxos migratórios com destino ao Brasil veiculadas em três dos principais jornais brasileiros de circulação nacional (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo). Este capítulo, portanto, tem por objetivo contribuir na compreensão do discurso midiático sobre os fluxos migratórios recentes a partir de elementos obtidos nas matérias sobre os temas relacionados à mobilidade de haitianos (2011-2018), sírios (2012-2018) e venezuelanos (a partir de 2014) para o Brasil na perspectiva da sua integração em comunidades locais.
Publicação
Retratos midiáticos sobre refúgio no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Margalef, Delia Maria Dutra da Silveira
Este capítulo tem por objetivo analisar como o discurso midiático nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo durante o período de 2010 a 2018 configura e se apropria da presença de refugiados e migrantes e no Brasil. Trabalha-se com um recorte de conteúdo feito sobre uma base de dados constituída por um total de 517 matérias.
Publicação
Refugiados no mercado de trabalho brasileiro
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Viana, André Rego
Neste capítulo, o olhar é centrado na forma como aparecem retratados os esforços dos refugiados em sua faina, às vezes diária, em busca de um trabalho que lhes permita obter seu sustento, de suas famílias e não raro remeter algum dinheiro para as famílias deixadas nos países de origem. Os temas tratados adiante serão: i) as relações formais e informais de trabalho; ii) escravidão e situações análogas; iii) as inserções bem-sucedidas; iv) as dificuldades no reconhecimento de diplomas e a necessidade de capacitação; e v) o esforço individual e o empreendedorismo.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais