Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10155
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_72_Diset_AspecSocioeconCOVID-19RJ.pdf2.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Aspectos socioeconômicos da Covid-19 : o que dizem os dados do Município do Rio de Janeiro?
Other Titles: Nota Técnica n. 72 (Diset) : Aspectos socioeconômicos da Covid-19 : o que dizem os dados do Município do Rio de Janeiro?
Authors: Miranda, Pedro
Koeller, Priscila
Zucoloto, Graziela Ferrero
Machado, Weverthon
De Negri, Fernanda
Abstract: Análises sobre como a pandemia tem afetado de modo distinto as diferentes camadas da população e sobre quais grupos socioeconômicos seriam mais vulneráveis ainda carecem de informações mais precisas e transparentes por parte do poder público. Nesse sentido, o perfil socioeconômico da população, utilizado aqui e em outros estudos similares, foi inferido por meio do local de residência do indivíduo, já que indicadores de renda ou emprego inexistem ou são incompletos nos sistemas de notificação utilizados para o monitoramento da doença no país. A categorização dos bairros segundo indicadores de desenvolvimento como o IDS é a opção disponível até o momento para esse tipo de análise. Com base nas informações disponíveis, percebe-se claramente que os indicadores de letalidade são muito maiores nos bairros com menor desenvolvimento social dentro do município do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, quando se observam os óbitos como proporção da população, nota-se que esse indicador tem taxas mais próximas entre quase todos os grupos de bairros, exceto por aqueles com IDS muito alto (grupo 5), que se destacam dos demais por uma menor mortalidade em praticamente todas as faixas etárias. Cabe ressaltar que esses números podem ser influenciados por vários fatores, entre eles: i) a maior exposição ao risco da população residente nas áreas menos desenvolvidas; ii) o menor acesso aos serviços de saúde nessas áreas; iii) a menor testagem dessa população residente em áreas menos desenvolvidas quando comparada com a população residente em bairros com maior IDS; e iv) o fato de,no caso do município do Rio de Janeiro, a estrutura territorial e socioeconômica da cidade apresentar características muito específicas, com a existência de regiões mais pobres dentro de áreas mais desenvolvidas da cidade. Os resultados expostos reforçam a necessidade de informações mais precisas e detalhadas sobre a pandemia nessa cidade, assim como no restante do país. O número de testes realizados é um indicador relevante que, atualmente, não está disponível para os diferentes municípios. Da mesma forma, seria necessário ter acesso aos dados individualizados e identificados que permitiriam o cruzamento com bases de dados com informações sobre a renda ou a ocupação dos indivíduos. Esse tipo de informação permitiria uma abordagem mais precisa e bem-informada do poder público no que diz respeito à definição de estratégias para lidar e controlar a pandemia da Covid-19.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Saúde: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.