Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11090
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2741.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2741_sumex.pdf71.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Comércio de madeiras e as restrições impostas pelos mercados europeus e norte-americanos : qual a sua efetividade?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2741 : O Comércio de madeiras e as restrições impostas pelos mercados europeus e norte-americanos : qual a sua efetividade?
Authors: Martins, Michelle Márcia Viana
Nonnenberg, Marcelo José Braga
Abstract: O desmatamento é considerado uma prática altamente indesejável pela destruição dos biomas locais e pelos efeitos sobre o aquecimento global. Governos no mundo inteiro procuram adotar medidas de controle dessa atividade e do comércio internacional de madeiras e derivados. O Brasil, detendo a segunda maior área de floresta do mundo, também possui um arsenal de medidas que visam combater o desmatamento ilegal e a exportação desses produtos. Contudo, considerando o período de 2010 a 2020, o país liderou o ranking internacional de perda líquida média de áreas de florestas. Os setores de exportação de carne e soja foram vinculados ao desmatamento nas áreas de preservação e se tornaram alvo de críticas internacionais relacionadas à produção das commodities. Em parte, isso é expresso no aumento de medidas não tarifárias emitidas por Estados Unidos e União Europeia com relação à carne bovina e à soja. No entanto, é esperado que essa preocupação também esteja presente para o consumo de madeira. É importante que todos os países estabeleçam um rígido controle do desmatamento e se esforcem na mesma direção, independentemente do tipo de produto importado.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.