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Perspectivas da indústria naval brasileira considerando as capacitações e demandas domésticas e a concorrência internacional

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Resumo

Avalia as perspectivas para a indústria naval brasileira nos próximos 25 anos, será desenvolvido um exercício baseado na literatura de estratégia empresarial, em especial na seção 2, usando a análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (conhecida como análise SWOT1) (Humphrey, 2005). Na seção 3, realiza-se uma avaliação dos possíveis posicionamentos estratégicos de Porter (1980): i) liderança em custo; ii) enfoque em custo; iii) liderança em diferenciação; e iv) enfoque em diferenciação. Para tal, parte-se das conclusões obtidas em cada capítulo do livro Ressurgimento da indústria naval no Brasil – 2000-2013 (Campos Neto e Pompermayer, 2014), a ser publicado pelo Ipea em 2014, a fim de mapear o nível de concorrência, o poder de barganha entre fornecedores e consumidores, a possibilidade de entrantes e substitutos, as características do mercado, a existência de nichos e o nível de capacitação e de custos das indústrias naval e navipeças brasileiras. Possíveis estratégias para que a indústria naval brasileira se torne competitiva no mercado externo serão avaliadas. A última seção sumariza os principais resultados e chama atenção para alguns desdobramentos da política pública aplicada ao setor.

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