Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12021
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
E_os_Estados_Cap10.pdf259.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Teoria dos jogos e o campo das políticas públicas : possibilidades e limites para o estudo da barganha federativa
Authors: Dutra, Walkiria Zambrzycki
Abstract: Este capítulo propõe uma modelagem que instrumentaliza, por meio da teoria dos jogos (Scharpf, 1997; Elster, 1989), a barganha federativa entre o governo federal e o governo estadual a partir das preferências que esses atores atribuem para si na construção de instrumentos formais de coordenação e cooperação em políticas públicas. Assumimos que o jogo da barganha federativa é uma proposta que visa estabelecer justamente uma espécie de jogo envolvendo uma relação estratégica entre o que o governo federal “tem” e o que o governo estadual “quer”. O caráter exploratório (e abstrato) deste trabalho é aventar possibilidades e problemas de pesquisa no que se refere à posição do governo estadual diante do tipo de proposta de coordenação promovida pelo governo federal. Para tanto, o exercício aqui proposto indica que o espaço de negociação dos governos estaduais é elemento conformador das relações federativas, de forma que a sua posição de autonomia coloca dilemas para o posicionamento do governo federal.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12003
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.