Como funcionam as secretarias estaduais : uma análise da estrutura organizacional e rotatividade dos secretários
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Resumo
Este capítulo apresenta dados inéditos em um estudo comparado sobre a organização das secretarias estaduais, em perspectiva longitudinal (de 1995 a 2018), entre oito estados das várias regiões do país, além do Distrito Federal: Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O objetivo é apresentar análises descritivas sobre: i) o número de secretarias; ii) a distribuição dos temas das pastas; iii) a variação ao longo dos anos; iv) eventuais diferenças decorridas da gestão de diferentes partidos; e v) a frequência de substituição de secretários nos estados a partir da taxa de volatilidade média desses cargos nas secretarias.
Notas
Palavras-chave
Citação
Como citar: LIMA, Iana; AVELINO, George; LOPES, Vitória; MESQUITA, Lara. Como funcionam as secretarias estaduais : uma análise da estrutura organizacional e rotatividade dos secretários. In: PALOTTI, Pedro; LICIO, Elaine Cristina; GOMES, Sandra; SEGATTO, Catarina Ianni; SILVA, André Luis Nogueira da (org.). E os Estados? Federalismo, relações intergovernamentais e políticas públicas no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, RJ : Ipea, 2023. p. 425-438. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350509cap14
