Publicação:
Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado : evidências da plataformização e a precarização do trabalho no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto para Discussão (TD) 2951 : Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado : evidências da plataformização e a precarização do trabalho no Brasil

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Neste artigo, a partir de dados das Pesquisas por Amostra de Domicílios (PNAD) e da PNAD Contínua, mostra-se que a plataformização das ocupações de motoristas no transporte de passageiros e de entregadores de encomendas/motoboys elevou a participação no setor de transporte e correios na economia brasileira, bem como contribuiu significativamente para a ascensão recente dos trabalhadores autônomos. Adicionalmente, evidencia-se que a expansão dos trabalhadores por meio de plataformas representa claramente um processo de precarização do trabalho representando uma menor renda, menor formalização, menor contribuição previdenciária e maiores jornadas. Ainda aproveita-se a recente divulgação da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais 2022” para fazer um retrato das características do trabalho plataformizado de forma mais precisa e completa e corroborar o processo de precarização ensejado pela plataformização do trabalho.

Resumo traduzido

This article, using data from the Pesquisas por Amostra de Domicílios (PNAD) and the PNAD Contínua, it shows that the platformization of the occupations of passenger transport drivers and deliverers/motorcycle couriers has increased the participation of the transport and postal sector in the Brazilian economy, as well as contributing significantly to the recent rise of self-employed workers. In addition, the expansion of platform workers clearly represents a process of precarization, with lower incomes, less formalization, lower social security contributions and longer working hours. We also take advantage of the recent release of the “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais 2022” to establish a more accurate and complete picture of the characteristics of platform work and corroborate the process of precarization brought about by the platformization of work.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

CARVALHO, Sandro Sacchet de; NOGUEIRA, Mauro Oddo. Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado : evidências da plataformização e a precarização do trabalho no Brasil. Rio de Janeiro : Ipea, jan. 2024. 56 p. : il. (Texto para Discussão, 2951). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2951-port.

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão definitiva dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais