Livro: O Programa de ação e as reformas de base : volume I
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A síntese do Programa de Ação destaca o desenvolvimento econômico como um processo em que os agentes econômicos, devidamente motivados, aprendem a mobilizar recursos e instituições para alcançar o potencial máximo de crescimento do produto real da comunidade. Essa abordagem orienta a ação governamental em duas áreas principais: a gestão eficiente de recursos materiais e humanos e a adequação das instituições aos objetivos da política econômica e social. O Programa de Ação Econômica do Governo Castello Branco concentra-se na contenção da inflação, no desenvolvimento e em reformas econômicas e sociais. O documento destaca a incorporação das diretrizes gerais de importantes reformas institucionais já convertidas em lei, como as Reformas Tributária, Agrária, Habitacional, Salarial e Bancária, além da regulamentação do Direito de Greve, a Lei do Mercado de Capitais e a Reforma do Padrão Monetário. Essas reformas visam aprimorar a legislação econômica do país para atingir objetivos de estabilização de preços, retomada do desenvolvimento econômico e integração nacional. O presente documento compila os textos das principais reformas econômicas já incorporadas à legislação do país, acompanhados de breves apresentações baseadas nas mensagens presidenciais que encaminharam os projetos de lei ao Congresso. Destaca-se a importância das próximas Reforma Administrativa e Reforma do Sistema Estatístico Nacional.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
ESCRITÓRIO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Epea). O programa de ação e as reformas de base. Rio de Janeiro: EPEA, 1965. 235 p. v. 1. Disponível em:
