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Determinantes da evasão no ensino superior : uma abordagem de riscos competitivos

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2010-2017

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Titulo alternativo

Contents determinants of dropout in higher education : a competitive risk approach

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Resumo

As altas taxas de evasão no ensino superior podem representar um custo para indivíduos e a sociedade ao gerar perda no potencial acúmulo de capital humano. Este artigo analisa os fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro, utilizando um modelo de análise de sobrevivência com riscos competitivos. Empregam-se dados longitudinais dos ingressantes em 2010, acompanhando-os até 2017. Os resultados mostram que mulheres, brancos, ingressantes mais velhos e quem utiliza o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possuem menor risco de evasão. Além disso, as diferenças entre categorias (gênero, racial, cursos etc.) aparecem já no primeiro ano e aumentam com o tempo.

Resumo traduzido

High college dropout rates can represent an individual cost as well as a cost for the society due to the potential loss in human capital accumulation. This paper analyzes the factors associated with Brazilian higher education dropout using a competing risk survival model. We use longitudinal data to analyze the 2010 student newcomers, using data from 2010 to 2017. The results show that women, whites, older students and students using Fies loan or Prouni scholarship present a lower dropout risk. Differences between categories within the same group (gender, racial, courses etc.) appear in the first year and increase over time.

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GOMES, Matheus; HIRATA, Guilherme. Determinantes da evasão no ensino superior : uma abordagem de riscos competitivos. Pesquisa e planejamento econômico, Brasília, v. 52, n. 03, p. 9-37, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe52n3art1

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