Publicação:
Produtividade da agricultura brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

1975 - 2021

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Neste capítulo, procuramos apresentar e atualizar as estimativas da Produtividade Total dos Fatores (PTF) com base nos dados do Censo Agropecuário de 2017. Embora os resultados tenham sido originalmente publicados em Vieira Filho e Gasques (2020), aqui buscamos enfatizar uma análise regional da produtividade. Ao considerar uma série temporal de 46 anos, que abrange o período de 1975 a 2021, esta avaliação nos permite identificar em qual região o crescimento da agropecuária ocorreu com maior intensidade. Com o suporte das novas estimativas, examinamos os impactos das políticas na PTF e, por fim, apresentamos nossas conclusões finais.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

GASQUEZ, José Garcia; BASTOS, Eliana Teles; BACCHI, Mirian; VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro; VALDES, Constanza. Produtividade da agricultura brasileira. In: VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro; GASQUES. José Garcia (Org.). Agropecuária brasileira: evolução, resiliência e oportunidades. Rio de Janeiro: Ipea, 2023. p. 21-35. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350530cap1

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão definitiva dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Agropecuária brasileira : evolução, resiliência e oportunidades
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023-07) Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro ; Gasques, José Garcia
Apresenta os avanços setoriais e das políticas públicas que apoiaram o desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil, mas, também, mostra que ainda há muitos desafios a serem superados e vários espaços para atuação do Estado. Avançar no desenvolvimento nacional significa pensar as políticas voltadas ao setor primário e à ampliação dos investimentos em serviços e produção industrial de maior valor agregado. Essas políticas devem associar o desenvolvimento produtivo à inclusão social, à segurança alimentar e à sustentabilidade ambiental.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais