Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14266
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Public_policy_CAP_22.pdf254.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Are evidence-based macroeconomic policies possible ? The difficult relationship between macroeconomics and empirical evidence
Authors: Fiani, Ronaldo
Romer, Paul
Abstract: Aborda a evolução e o papel dos modelos econométricos nas primeiras décadas do século XX, como instrumento de análise e comparação de políticas macroeconômicas baseadas em evidências. Discorre sobre a crítica de Lucas (1976), o maior desafio teórico lançado a esse tipo de abordagem empírica. Discute a crítica de Summers (1991), voltada principalmente aos modelos estruturais que foram desenvolvidos a partir da crítica de Lucas (1976). Também aborda a crítica de Romer aos modelos econométricos mais recentes, cuja complexidade muitas vezes impede uma avaliação precisa do valor dos seus resultados, o que é frequentemente agravado pela manipulação dos parâmetros por parte do analista. Examina as possibilidades de uma macroeconomia mais baseada em evidências, à luz do que foi discutido nas seções anteriores.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14028
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: The reproduction of this text and the data contained therein is permitted, provided that the source is acknowledged. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.