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    Ação coordenada do governo : 1980/85
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1980) Von Doellinger, Carlos
    Apresenta estratégias para a ação do governo no período 1980/85. Analisa as prioridades e o crescimento da economia no período. Estuda a política financeira, a política anti-inflacionária e monetária e as políticas de comércio exterior e balanço de pagamento.
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    Modelo de planejamento a longo prazo no Brasil
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1981-08) Seminário sobre Métodos e Técnicas Quantitativas para o Planejamento (1981 : Brasilia); Von Doellinger, Carlos
    Apresenta breve conceituação da teoria do planejamento macroeconômico. Descreve o que seria um modelo de planejamento para o Brasil, comentando os I, II e III PND's. Destaca a necessidade de um planejamento governamental, ou seja, a capacidade do próprio Governo se auto-planejar, de orientar de forma adequada e coerente suas ações econômicas. Analisa a estratégia econômica de longo prazo do III PND. Em apêndice, avalia o Plano Decenal (1967-1976) - a primeira experiência brasileira de elaboração de um plano de longo prazo; o Programa Estratégico de Desenvolvimento (1968-1970) e o II PND (1975-1979).
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    Políticas específicas de combate à fome : mudanças na política agrícola e o papel da agricultura
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2002-03) Seminário Internacional Políticas de Segurança Alimentar e Combate à Fome e à Pobreza Rural (Campinas-SP, 2002); Gasques, José Garcia
    Apresenta resultados de experiências de programas e ações voltadas para o combate à fome no país. Analisa as mudanças recentes ocorridas na política agrícola e o papel da agricultura no combate à fome. Inclui anexo com experiências de programas e ações contra a fome no Brasil.
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    O Ipea e as demandas externas relacionadas ao planejamento estratégico
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2021) Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional de Projetos e Pesquisas (Aspla)
    As metas institucionais, planos de trabalho e ações realizadas. Ele menciona legislações relevantes, como o Decreto 7133/2010 e a Lei 13.709/2018, que regulamentam critérios de desempenho e proteção de dados pessoais. Entre as principais ações estão a definição de metas globais e intermediárias, elaboração de relatórios mensais e a implementação de políticas de gestão de riscos e integridade. O plano estratégico é revisto e atualizado anualmente com base em indicadores estratégicos e metas previamente estabelecidas.
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    Ipea : Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
    (2010) Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Brasil. Secretaria de Assuntos Estratégicos
    Os slides destacam os desafios do Ipea quanto a formulação de estratégias de desenvolvimento, o fortalecimento da integração institucional e a ampliação da participação no debate internacional. Os eixos temáticos abordam inserção internacional, macroeconomia para pleno emprego, fortalecimento do Estado e instituições, infraestrutura, proteção social e sustentabilidade ambiental. As principais ações incluem a institucionalização do planejamento estratégico, programas de pesquisa, melhorias no recrutamento, gestão de convênios, comitê de gestão de pessoas, código de ética e revisão da estrutura de carreira.
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    Programa Ipea Pesquisa : Programa “Diagnósticos, Perspectivas e Alternativas para o Desenvolvimento do Brasil : 1841/OC-BR
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2007) Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento (Dicod). Unidade de Coordenação de Programas (UCP)
    Apresenta os slides da exposição sobre a proposta de empréstimo do BID para o Ipea Pesquisa. O objetivo do programa é avaliar e aprimorar a capacidade institucional do Ipea, identificando seus pontos fortes e fracos para futuras operações. A avaliação utiliza o Modelo Orgânico de Gareth Morgan, tratando o projeto como um sistema aberto com entradas, dinâmicas internas, saídas e feedback. Entre os resultados e lições aprendidas estão o foco no planejamento estratégico, gestão operacional, interação com a sociedade e fortalecimento institucional. A proposta de empréstimo é estruturada em componentes como desenvolvimento de projetos estruturadores, cooperação nacional e internacional, e desenvolvimento institucional.
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    Welfare implications of the social insurance in Brazil
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2001-03-17) Ellery Júnior, Roberto de Goes; Bugarin, Mirta Noemi Sataka; PEA/JICA Workshop : Modeling the Brazilian Economy (2001 : Rio de Janeiro, RJ)
    Este artigo busca avaliar os impactos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no bem-estar da sociedade e em algumas variáveis macroeconômicas. A análise será realizada por meio da simulação numérica de um modelo de gerações sobrepostas, calibrado para reproduzir os principais fatos da economia brasileira, considerando o fato de que o período de vida dos agentes é incerto e incorporando a hipótese de restrição ao crédito e a existência de incerteza sobre a renda dos indivíduos. Essa incerteza é representada pela possibilidade de os indivíduos ativos serem demitidos em um determinado período de forma definitiva. Dentre as conclusões, destaca-se que um sistema de seguro social de repartição, que garante um percentual da renda dos indivíduos, apresenta ganhos de bem-estar em relação a um sistema onde toda a previdência é financiada pela poupança dos próprios indivíduos.
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    Gestão de ouvidoria
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2006-05) Cardoso, Antonio Semeraro Rito
    A ouvidoria é destacada como um canal essencial para aproximar o cidadão das organizações, promovendo a cidadania e a democracia participativa. No entanto, enfrenta desafios na gestão devido à falta de um modelo claro e de um ordenamento jurídico específico, dificultando sua implementação eficaz. O perfil ideal do ouvidor exige conduta ética, habilidades de gestão e conhecimento jurídico-social, atuando como mediador de conflitos e impulsionador de mudanças organizacionais. Para garantir a eficácia no atendimento, a ouvidoria deve estar integrada à visão estratégica e missão da organização.
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    Programa de viabilização de espaços econômicos para população de baixa renda.
    (Brasil. Ministério das Relações Exteriores (MRE), 1987-09) Seminário PRORENDA (1 :.. : 1987 : Brasília, DF)
    Apresenta os procedimentos e objetivos do PRORENDA, Programa de Viabilidade de Espaços Econômicos para População de Baixa Renda, um programa de cooperação técnica internacional firmado entre o Brasil e Alemanha com fins eminentemente sociais. Contém as palestras proferidas e os resultados dos grupos de trabalho que participaram do Seminário, com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do IPEA, de governos estaduais e do governo federal da Alemanha.
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    Economic activity in 2001 : what the leading indicators forecast
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2000-12) Contador, Claudio R.
    Estas notas apresentam as previsões para a atividade econômica em 2001 usando a técnica de indicadores antecedentes. Três variáveis de referência são examinados: Produto Interno Bruto; Produto de Construção; e Produto de Fabricação. Todas as variáveis de referência são computadas pelo IBGE. Afirmamos que - seja qual for às mudanças atuais nos fatores externos - já existem sinais de que a economia brasileira enfrentará um ponto de inflexão no primeiro trimestre de 2001. O agravamento do cenário externo apenas fortalece a desaceleração, na mesma forma como os efeitos positivos da economia mundial impulsionariam e favoreceriam o crescimento econômico. A próxima seção resume os principais indicadores metodológicos. Os detalhes dos indicadores antecedentes compostos e suas previsões são apresentadas na seção III e a seção IV conclui o artigo.
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    Determinantes do sucesso educacional : 27 e 28 de maio de 2002
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2002-05) Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
    Analisa os determinantes do sucesso educacional brasileiro, procura avaliar os mecanismos de eficiência e equidade do ensino aplicado nas escolas.
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    O Setor informal revisitado : novas evidências e perspectivas de políticas públicas
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1997) Workshop Internacional o Setor Informal Revisitado (1997 : Brasília, DF); Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)
    O seminário "O Setor Informal Revisitado", organizado pelo Ipea, incluiu discursos de Paulo Paiva (Ministro do Trabalho) e Fernando Rezende (Presidente do Ipea), além de uma conferência de Víctor Tokman (OIT). Os palestrantes apresentaram diferentes perspectivas sobre as políticas públicas para o setor informal. Alguns enfatizaram a importância de abordagens flexíveis e adaptáveis, considerando a diversidade desse setor. Outros destacaram a necessidade de políticas que promovam a formalização gradual e o acesso a benefícios sociais. No geral, houve consenso sobre a relevância de políticas inclusivas e sensíveis às particularidades do setor informal.
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    Forum O Novo Pacto Federativo
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1993) Forum O Novo Pacto Federativo (1993 : Brasília, DF)
    Os textos apresentados no fórum "O Novo Pacto Federativo" de 1993 discutiram os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, incluindo questões de financiamento, descentralização e eficiência; a descentralização na educação, focando nos gastos e na administração; e o reordenamento institucional no saneamento, destacando o fortalecimento do poder de negociação dos municípios.
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    Política social vs. política quase-social : tipologia e impacto distributivo do gasto social
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1997) Workshop Redução do Gasto Público e Minimização de seu Impacto Adverso sobre a Pobreza (1997 : Brasília, DF)
    O debate atual sobre a reforma do Estado surge da insatisfação com os resultados econômico-sociais decorrentes da intervenção governamental consolidada ao longo do século XX e da rápida mudança no ambiente internacional, exigindo novos arranjos institucionais para reduzir custos e aumentar a competitividade. As reformas buscam adaptar as instituições herdadas do século XX aos desafios do século XXI, focando em substituir a quantidade pela qualidade das intervenções públicas e alterar a estrutura de incentivos que orienta os agentes econômicos e políticos. Reconhece-se que as falhas de governo na América Latina refletem a incapacidade estrutural das instituições fiscais para prover bens públicos adequados, distribuir renda de forma justa, assegurar equilíbrios macroeconômicos estáveis e promover crescimento sustentável. Além disso, a interação entre política e administração fiscal tem causado desequilíbrios macroeconômicos adversos. Assim, busca-se explicar a incapacidade das instituições fiscais e introduzir maior disciplina fiscal, mantendo a flexibilidade necessária em um mundo sujeito a choques econômicos.
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    3º Seminário Brasileiro de Informação para o Planejamento
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1985-11) Seminário Brasileiro de Informação para o Planejamento (3. : nov. 1985 : Brasília)
    O seminário teve como objetivos capacitar profissionais em unidades de informação para o desenvolvimento do Sistema INFOPLAN e fortalecer pontos focais nacionais e estaduais no processamento de informações de planejamento. A metodologia incluiu caráter teórico-prático, dividido em três módulos, com ênfase em exercícios práticos para aplicação dos conhecimentos. O programa abordou temas como seleção de documentos, tratamento da informação para bases de dados e uso de guias para análise de desenvolvimento econômico e social.
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    A Quarterly econometric model for the Brazilian economy
    (Instituto de planejamento econômico e social (Ipea), 2001-08) Tokunaga, Suminori; IPEA/JICA Workshop : Modeling the Brazilian Economy (2001 : Rio de Janeiro, RJ)
    A economia brasileira passou por mudanças rápidas, como regime cambial e um novo arcabouço para política monetária, saindo da estrutura anterior do período de hiperinflação e apresentando uma baixa taxa de crescimento na década de 1990. Mas como e quando essa estrutura passada mudou? Assim, é importante ter uma visão sistemática da economia nacional como um todo, uma vez que a estrutura econômica mudou, utilizando um modelo econométrico trimestral para a economia brasileira na década de 1990 e analisando os mecanismos tanto de freio quanto de aceleração. No IPEA, no Brasil, o modelo econométrico trimestral foi desenvolvido pelo Grupo de Análise e Modelagem Macroeconômica (Garnma) no IPEA/DIPES. Esse modelo Garnma, que é projetado para fazer projeções de curto prazo apenas para a Economia Brasileira, foca detalhadamente no Bloco de Contas do Balanço de Pagamentos. Assim, apresentamos um modelo econométrico trimestral protótipo para a economia brasileira neste documento. Esse modelo protótipo é projetado para ser usado tanto para previsões quanto para simulações de políticas, como políticas fiscais e monetárias, em uma variedade de variáveis macroeconômicas agregadas.
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    Full dollarization : the case of Panamá
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2000-06-28) Goldfajn, Ilan; Olivares, Gino
    Este artigo analisa o caso do Panamá, um dos maiores países que atualmente adotam o dólar como sua moeda legal, e avalia algumas das previsões da teoria sobre os custos e benefícios da plena dolarização. As principais conclusões retiradas do caso do Panamá são que, por um lado, a dolarização não garante disciplina fiscal, a eliminação do risco cambial não exclui o risco de inadimplência ou a alta volatilidade dos spreads soberanos, e que a dolarização pode aumentar ligeiramente a volatilidade do crescimento do PIB. Por outro lado, uma economia dolarizada apresenta um desempenho impressionante em termos de inflação e pode até mesmo reduzir o impacto de choques de confiança externa, embora não os choques reais externos. Por fim, não está claro se as baixas taxas de juros no Panamá são consequência do regime de dolarização ou do sistema bancário internacionalizado competitivo.
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    Econometric analysis of the Brazilian economy by monthly econometric model
    (Instituto de pesquisa econômica aplicada (Ipea), 2001) Fukuchi, Takao
    Este artigo tenta construir um modelo econométrico mensal para a economia brasileira recente. A economia brasileira passou por um período transitório após o período de hiperinflação e, recentemente, mostra uma recuperação sólida. Essa tendência recente sugere que a estrutura básica da economia brasileira mudou drasticamente em relação à estrutura do período de hiperinflação. Mas como, quando e em que medida a estrutura anterior mudou? Qual parte da estrutura anterior experimentou mudanças drásticas? Quando a estrutura econômica básica está mudando, os efeitos esperados das políticas fiscais e monetárias, e a combinação ideal de políticas para alcançar o conjunto de metas, também mudam. Portanto, é de crucial importância responder a essas perguntas para formular pacotes de políticas que realizem um crescimento econômico harmonizado e sólido no futuro.
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    Seminário Regional de Avaliação e Metodologia
    (Instituto de pesquisa econômica e aplicada (Ipea), 1986-05) Seminário Regional de Avaliação e Metodologia (1986 : São Paulo, SP)
    Trabalhos apresentados no Seminário, sobre mercado imobiliário no Chile, desenvolvimento regional na Argentina, desenvolvimento urbano e evolução da dinâmica espacial na Colômbia
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    Os Transportes urbanos nas áreas metropolitanas
    (1971-11) Barat, Josef; Nascimento, Celso Roberto Pitta do; Seminário sobre desenvolvimento urbano (1971 : Rio de Janeiro, RJ)
    O planejamento dos transportes urbanos enfrenta desafios significativos devido ao uso massivo de automóveis, como destaca Buchanan (1963). O tráfego é intensificado pela alta concentração de atividades urbanas, especialmente em áreas centrais, e a infraestrutura rodoviária muitas vezes não suporta o volume de veículos, agravando congestionamentos, acidentes e poluição. Além disso, fatores socioeconômicos, como renda e propriedade de veículos, influenciam a demanda por transporte público, que é menor em áreas de alta renda e densidade demográfica. A falta de descentralização de empregos e o crescimento das cidades aumentam as dificuldades de transporte, especialmente em cidades brasileiras, onde predominam ônibus e automóveis, com exceções limitadas de sistemas de trânsito rápido.
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