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Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho

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Informações sobre a unidade organizacional

Sobre o pesquisador

Engenheiro civil, graduado na UFMG (1991), com doutorado em Economia na UNB (2021), mestrado em engenharia de transportes na Coppe/UFRJ (1996) e especialização em transporte e infraestrutura na JICA/Japão (2011). Foi subsecretário de economia verde da SEPEC/Min. da Economia (2022). Foi coordenador de Estudos urbanos do Ipea (2021/22). Coordenou a pesquisa do IPEA sobre “Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil (2015)” entre vários outros trabalhos na área de transporte, segurança viária, serviços urbanos e mobilidade sustentável. Participou do grupo técnico de desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) do MCID (2013/14). Foi conselheiro do Metrô/DF (2015/19). Trabalhou na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRANS, na área de planejamento de transporte trânsito da capital mineira. Foi gerente técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes — NTU; participou do grupo técnico da ABNT que desenvolveu as normas de acessibilidade nos sistemas de transportes públicos NBR 14022 e de fabricação de ônibus NBR 15570. Foi ganhador do Prêmio Seae/MF/FGV 2015 com artigo sobre regulação do transporte urbano por ônibus.

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JEL

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A Regulação dos serviços de mobilidade urbana por ônibus no Brasil
(Ipea, 2016) Alexandre de Ávila Gomide; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho; Alexandre de Ávila Gomide; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho
O capítulo analisa a regulação dos serviços de transporte coletivo urbano por ônibus no Brasil, destacando sua relevância diante das manifestações de 2013 que evidenciaram insatisfação com tarifas e qualidade do serviço. Apresenta os fundamentos da regulação, descreve variáveis regulatórias como definição de tarifas e impactos sobre oferta e ordenamento territorial, e discute a participação social no processo regulatório. Conclui apontando desafios para garantir eficiência, transparência e controle social na gestão desse serviço público essencial.
Publicação
Regulating urban bus services in Brazil
(Ipea, 2016) Alexandre de Ávila Gomide; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho; Alexandre de Ávila Gomide; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho
O capítulo analisa a regulação dos serviços de transporte coletivo urbano por ônibus no Brasil, destacando sua relevância diante das manifestações de 2013 que evidenciaram insatisfação com tarifas e qualidade do serviço. Apresenta os fundamentos da regulação, descreve variáveis regulatórias como definição de tarifas e impactos sobre oferta e ordenamento territorial, e discute a participação social no processo regulatório. Conclui apontando desafios para garantir eficiência, transparência e controle social na gestão desse serviço público essencial.
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Mortalidade e morbidade das motocicletas e os riscos da implantação do mototáxi no Brasil
(Ipea, 2025-11) Carlos Eduardo de Carvalho Vargas; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho; Erivelton Pires Guedes; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Carlos Eduardo de Carvalho Vargas; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho; Erivelton Pires Guedes
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Essa Nota Técnica tem como objetivo aprofundar o debate sobre as principais características, fragilidades e externalidades negativas associadas ao crescimento do uso de motocicletas no trânsito brasileiro, além de abrir discussão sobre a regulamentação dos serviços de mototáxi no Brasil. Com forte aumento da mortalidade e morbidade hospitalar nas últimas décadas, as motocicletas vêm se tornando o grande desafio para efetivação de políticas de redução dos sinistros de trânsito no Brasil, principalmente neste momento em que há uma forte pressão pela implementação de serviços remunerados de passageiros por motocicleta nas cidades brasileiras.

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