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Impactos na agricultura brasileira utilizando diferentes cenários de demanda doméstica de etanol

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Texto para Discussão (TD) 3140 : Impactos na agricultura brasileira utilizando diferentes cenários de demanda doméstica de etanol

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Resumo

Este trabalho avalia os efeitos sobre o uso da terra nas atividades de agricultura, pecuária e florestal quanto a um cenário hipotético de redução a zero da demanda doméstica brasileira por etanol combustível. Para tanto, utiliza-se o modelo Globiom-Brasil, que simula a decisão dos produtores sobre que atividade desenvolver considerando custos de insumos, preços de venda dos produtos, produtividade da terra e custos de comercialização e transportes, em um equilíbrio espacial de preços com trinta regiões de produção e consumo distribuídas pelo mundo, com detalhamento espacial do Brasil em células de cerca de 50 km por 50 km. Os cenários levam em consideração o controle do desmatamento ilegal, impactos das mudanças climáticas sobre as principais culturas agrícolas e projeções de demanda alinhadas com a narrativa socioeconômica SSP2. Eles diferem apenas quanto à demanda doméstica por etanol combustível: no cenário Linha de Base a demanda cresce conforme a tendência histórica até 2030, mantendo-se constante a partir daí até 2050, ano final da projeção; o cenário Etanol Zero mantém a tendência histórica até 2025, quando começa a decrescer monotonicamente até zerar em 2050. Os resultados indicam que a área de cana-de-açúcar no cenário Etanol Zero sofreria uma perda de 8,68 milhões de hectares (Mha) em 2050, comparado ao Linha de Base. Dessa área, 2,02 Mha seriam destinados a outras culturas agrícolas, 2,58 Mha para pecuária, 0,82 Mha para vegetação nativa e 3,20 Mha para áreas não produtivas. O retorno econômico agregado dos produtores seria reduzido em quase todos os anos da projeção, com a perda de rendimento da cana-de-açúcar não sendo compensada pelo ganho de rendimento nas outras atividades modeladas. Entretanto, o retorno das outras atividades seria maior que a perda provocada pela menor produção de cana-de-açúcar em 2050.

Resumo traduzido

This work evaluates the effects on land use in agricultural and forestry activities in terms of a hypothetical scenario of reducing Brazilian domestic demand for fuel ethanol to zero. For this purpose, we use the Globiom-Brazil model, which simulates the producers’ decision on which activity to develop considering input costs, product sales prices, land productivity, and marketing and transport costs, in a spatial price equilibrium model with 30 regions distributed around the world, with spatial detailing of Brazil in cells of about 50 x 50 km. The scenarios take into account the illegal deforestation control, climate change impacts on the main crops, and demand projections aligned with the socioeconomic narrative SSP2. The scenarios differ only in terms of domestic demand for fuel ethanol: in the Baseline scenario, demand grows according to the historical trends until 2030, remaining constant from then until 2050, the final year of the projection; the Zero Ethanol scenario maintains the historical trends until 2025 when it starts to decrease monotonically until reaching zero in 2050. The results indicate that the sugarcane area in the Zero Ethanol scenario would suffer a loss of 8.68 Mha in 2050 compared to Baseline. Within this area, 2.02 Mha would be allocated to other crops, 2.58 Mha to livestock, 0.82 Mha to native vegetation, and 3.20 Mha to non-productive areas. The producers’ aggregate economic return would be reduced in almost all years of the projection, with the loss of income from sugarcane not being compensated by the profits in the other modelled activities. However, the return on other activities would be greater than the loss caused by lower sugarcane production by 2050.

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Palavras-chave traduzidas

Land use model, Biofuels

Citação

COSTA, Wanderson Santos et al. Impactos na agricultura brasileira utilizando diferentes cenários de demanda doméstica de etanol. Rio de Janeiro: Ipea, agosto 2025. 26 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3140). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3140-port

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