Publicação: Planejamento na administração pública : construção de capacidades, aquisição de apoio político e geração de valor público
Carregando...
Paginação
61
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
2019-09-26
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Mestrado
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este projeto apresenta uma proposta de metodologia para a execução da função planejamento de políticas públicas em órgãos da administração centrada na reunião de três fatores para sua valorização: a construção de capacidades, a aquisição de capital político e a geração de valor público. O projeto se inicia com a aplicação de um protocolo semiológico nos setores do então Ministério do Desenvolvimento Social para revelar o posicionamento de seus servidores frente à necessidade de construção de uma rotina de planejamento para o órgão. O seu setorial de planejamento, a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento SPO assumiu então a tarefa de coordenar os trabalhos destinados a essa finalidade. O processo se deu a partir da estruturação da SPO com vistas ao desenvolvimento das capacidades necessárias para a condução da tarefa. A proposta se justifica diante da análise histórica político administrativa brasileira, em que a função planejamento foi valorizada e exerceu papel de destaque, sendo aos poucos abandonada ou, no mínimo, enfraquecida. O alinhamento conceitual direciona o trabalho para o processo de geração de valor público, finalidade precípua do Estado e essencial a justificar sua existência e seu custo para a sociedade. Ao fim é apresentada a metodologia utilizada e já em fase de implementação do processo de planejamento no Ministério da Cidadania, com os resultados até então obtidos. Após a implementação, espera-se que a função planejamento executada pela SPO volte a ser percebida como um item valioso no arsenal de ferramentas à disposição dos dirigentes e operadores das políticas nos órgãos do executivo federal.
Resumo traduzido
This Project presents a methodological framework for planning in the Brazilian public administration, based on three imperative branches: constructing working capacities, acquiring political support and creating public value. The Project starts with a semiological protocol applied on all departments of Ministry of Social Development in order to bring to light public server’s opinions about the real needs of the institution on this field. The Undersecretary of Planning and Budget takes the lead and coordinates the efforts towards this end. The first step is remodeling it’s structure, making it solid and strong enough to operate the levers that will control planning processes in the Ministry. After that, the project gives an overview of planning history in Brazil, showing similarities on historical moments in which planning was positioned in a higher hierarquic level inside the State. After that, the methodology focus on creating a Strong relationship between planning and public value.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SILVA, Marcos de Souza e. Planejamento na administração pública: construção de capacidades, aquisição de apoio político e geração de valor público. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019.