Publicação: A Evolução recente da agropecuária brasileira segundo os dados dos censos agropecuários
Carregando...
Paginação
Primeira página
14
Última página
43
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Banca de defesa
Resumo
Analisa, com base na Sinopse Preliminar e nos Censos Agropecuários, a evolução da agropecuária brasileira entre 1980 e 1985, destacando a desaceleração do setor no período em decorrência da crise econômica, do encarecimento e restrição do crédito de investimento, da redução de incentivos fiscais e da menor disponibilidade de novas áreas de fronteira. Mostra-se a expansão bem mais modesta da área total em estabelecimentos e da área em lavouras (com queda nas lavouras permanentes—especialmente café no Sul e algodão arbóreo no Nordeste—e crescimento mais contido das temporárias), a continuidade da mecanização porém em ritmo menos intenso (medida pela área cultivada por trator), e a redução do dinamismo dos efetivos de bovinos, além de recuos na suinocultura e forte desaceleração da avicultura. Em contraste, o número de pequenos estabelecimentos e o pessoal ocupado cresceram substancialmente entre 1980 e 1985, revertendo a tendência anterior; o texto atribui esse movimento ao arrefecimento do mercado de trabalho urbano, à conclusão/menor ritmo das grandes obras, ao fim da seca de 1979–1983 no Nordeste e a estratégias de sobrevivência que impulsionaram minifúndios e a absorção de mão de obra nas menores unidades. Por fim, a distribuição da terra permanece altamente concentrada no período (índices de Gini elevados), com variações regionais, notando-se alguma redução na concentração no Norte devido ao afluxo de pequenos produtores em áreas de ocupação recente.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
Citação
MUELLER, Charles Curt. A Evolução recente da agropecuária brasileira segundo os dados dos Censos Agropecuários. In: INSTITUTO DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (Brasil). Análise dos dados do Censo Agropecuário de 1985: coletânea. Brasília, DF: Ipea, 1989. (Acompanhamento de Políticas Públicas, 22). p. 14-43. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20210
