Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5328
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2123.pdf284.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2123_sumex.pdf36.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impactos ambientais e econômicos dos veículos elétricos e híbridos plug-in : uma revisão da literatura
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2123 : Impactos ambientais e econômicos dos veículos elétricos e híbridos plug-in : uma revisão da literatura
Authors: Vonbun, Christian
Abstract: Este Texto para Discussão (TD) apresenta uma breve revisão da literatura acerca dos custos e benefícios de veículos elétricos e veículos híbridos do tipo plug-in (PHEV), com ênfase em seus benefícios em termos de redução da emissão de gases de efeito estufa e gases nocivos à saúde humana. Conclui-se que os veículos híbridos, ainda que tenham de superar barreiras tecnológicas e culturais, apresentam um grande potencial de elevar não apenas a eficiência energética do setor de transporte, mas também contribuir para aumentar a eficiência e reduzir os custos relacionados à produção de energia elétrica. Esses veículos podem servir de ponte entre os veículos convencionais e os elétricos, quando os desenvolvimentos tecnológicos, notadamente relativos ao custo e à eficiência das baterias permitirem a adoção generalizada de veículos elétricos. Todavia, é importante notar que o aproveitamento pleno do potencial de economia e de redução de emissão de poluentes está condicionado à implantação das chamadas smart grids e, mais importante, de como se configura a produção marginal de energia elétrica na região e no período considerados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.