Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6586
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2172.pdf5.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2172_sumex.pdf41.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Efeitos encadeados do perfil setorial dos investimentos e a distribuição espacial da indústria : onde se localizam as indústrias dos setores com maiores impactos?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2172 : Efeitos encadeados do perfil setorial dos investimentos e a distribuição espacial da indústria : onde se localizam as indústrias dos setores com maiores impactos?
Authors: Cruz, Bruno de Oliveira
Queiroz, Iuri Vladimir de Jesus
Abstract: A elevação das taxas de investimento no país está entre os principais objetivos de política econômica para garantir o crescimento sustentável nos próximos anos. Uma das preocupações dos pesquisadores regionais é que o perfil da distribuição espacial destes investimentos redimensione e arrefeça o processo de desconcentração industrial observado nas últimas duas décadas. Além disso, importante pilar da política regional seria o de complementação das cadeias produtivas a partir dos investimentos em curso. Este trabalho tenta contribuir com esta discussão, tendo como base a avaliação do perfil dos investimentos previstos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o período 2014-2017. Analisam-se os efeitos encadeados dos investimentos previstos utilizando a matriz insumo-produto de 2005. Com o detalhamento setorial dos efeitos encadeados, é possível avaliar a distribuição espacial destas indústrias, com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), levantando alguns indícios sobre possíveis impactos regionais destes investimentos. Para analisar a distribuição espacial, utilizam-se diversos indicadores de correlação espacial e indicadores de colocalização, como o proposto por Elisson, Glaeser e Kerr (2010). Em outras palavras, a partir dos efeitos encadeadores e da atual estrutura industrial, avalia-se o padrão de colocalização das indústrias com investimentos previstos e indústrias afetadas tanto a jusante como a montante do processo produtivo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.