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Competitividade e tributação na indústria de construção naval brasileira : peso dos tributos sobre preço de navio petroleiro e plataforma offshore

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Resumo

Este estudo tem como objetivos o levantamento e a estimação do peso da tributação (direta e indireta) sobre o preço de produtos produzidos pela indústria de construção naval Brasileira - ICN. Particularmente, tem como foco principal o levantamento e a análise de diferentes tipos de tributos quanto à sua incidência sobre investimento, produção, faturamento, valor agregado e lucro. Inclui, ainda, o levantamento e a análise dos encargos sociais e trabalhistas (EST) incidentes sobre o emprego de mão de obra (direta e indireta) empregados na ICN. Nesse contexto, desenvolve, aplica e analisa os resultados do modelo destinado a apurar o peso dos tributos na formação de preço de dois produtos finais fabricados no Brasil: navio petroleiro e plataforma de produção de petróleo offshore. Em cada caso, o peso dos tributos foi apurado, conforme sua incidência, sobre os investimentos, emprego de fatores de produção (capital e mão de obra), faturamento, valor agregado e lucro, O modelo aplicado simula o orçamento de construção dos bens finais, tendo como base dados empíricos e hipóteses relacionadas ao comportamento de variáveis presentes no modelo. Os resultados indicam que, sem as medidas de incentivo fiscal, o peso dos tributos diretos e indiretos responde, respectivamente, por cerca de 7,4% e 18,4% do preço de navio petroleiro. Já os ESTs representam aproximadamente 9,3% do preço final. Em suma, o peso da carga tributária sem incentivos fiscais foi da ordem de 35,1% do preço do produto. No caso da plataforma offshore, os pesos, sem as medidas de incentivo fiscal, são de 5,8% (tributos diretos), 16,5% (tributos indiretos) e 8,9% (EST). Isto perfaz 31,2% do preço final desta estrutura. As estimativas indicam ainda impactos significativos com a introdução dos mecanismos de incentivo fiscal. No caso do navio-tanque, as tributações indireta, direta e EST passaram a representar, respectivamente, 0,18%, 7,42% e 9,3% do preço do produto final. Já no caso da plataforma offshore estes percentuais foram de 0,12% (tributação indireta), 5,8% (tributação direta) e 8,9% (EST). Em suma, com a introdução dos mecanismos de incentivo fiscal, o peso da carga tributária representou queda significativa sobre o preço final dos produtos. Neste caso, estimou-se que a carga tributária sobre a ICN passou a responder por 16,9% (navio-tanque) e 14,8% (plataforma offshore) do preço dos respectivos produtos finais.

Resumo traduzido

This study aims to survey and estimate the weight of taxation (direct and indirect) on the price of products produced by the Brazilian shipbuilding industry – BSI. Particularly focus primarily on the survey and analysis of different types of taxes and its effect on investment, production, turnover, value added and profit. It also includes a survey and analysis of social and labor charges (SLC) levied on the employment of labor (direct and indirect) on the BSI. In this context, develops, applies and analyzes a model designed to calculate the weight of taxes in the price formation of two final products manufactured in Brazil: oil tanker platform and offshore oil production. In each case, the weight of taxes was determined, according to their impact on investment, employment of factors production (capital and labor), turnover, value added and profit. The applied model simulates the construction budget of final goods, based on empirical data and assumptions related to the behavior of variables in the model. The results indicate that, without the tax incentives, the wheight of direct and indirect taxes accounts respectively for 7,4% and 18,4% of the price of oil tanker. On the other hand, SLC represents about 9.3% of the final price. In short, the weight of the tax burden without tax incentives was approximately 35,1% of the product price. In the case of offshore platform, their respective weights without the tax incentives are 5.8% (direct taxes), 16.5% (indirect taxes) and 8.9% (SLC). This accounts for 31.2% of the final price of this structure. The estimates also indicate that the introduction of tax incentive mechanisms have significant impacts. In the case of tanker the indirect taxes, direct and SLC have come to represent, respectively, 0,18%, 7,42% and 9,3% of the price of the final product. In the case of offshore platform these percentages were 0,12% (indirect taxation), 5,8% (direct taxation) and 8,9% (SLC). Summarazing, with the introduction of incentive mechanisms, the weight of tax burden represented a significant decrease on the final price of products. In this case, it is estimated that tax budern now accounts respectively for 16,9% (crude oil tanker) and 14,8% (offshore platform) of the price of the final products.

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