Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9310
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2416.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2416_sumex.pdf136.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Tendências nas horas dedicadas ao trabalho e lazer : uma análise da alocação do tempo no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2416 : Tendências nas horas dedicadas ao trabalho e lazer : uma análise da alocação do tempo no Brasil
Authors: Barbosa, Ana Luiza Neves de Holanda
Abstract: O objetivo deste texto é documentar as tendências na alocação do tempo no Brasil ao longo do período de 2001 a 2015. Em particular, pretende-se analisar a evolução das jornadas semanais de trabalho no mercado e em afazeres domésticos, além do tempo semanal de deslocamento entre casa e trabalho. Especial atenção é dada para as horas dedicadas ao lazer. A análise é feita por gênero e tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados revelam que homens desfrutam de mais horas de lazer do que as mulheres, ainda que haja uma tendência de redução dessa diferença ao longo do tempo. Há uma elevação das horas dedicadas ao lazer tanto para os homens quanto para as mulheres, sendo que esta elevação se dá de forma mais acentuada para as mulheres. Os resultados mostram ainda que o aumento no número de horas de lazer ao longo do período foi ocasionado por razões diversas entre homens e mulheres. Para os homens, a elevação do lazer (de quatro horas semanais) pode ser explicada por uma redução expressiva nas horas trabalhadas no mercado, enquanto que, para as mulheres brasileiras, a elevação nas horas de lazer (sete horas semanais) pode ser explicada por uma redução nas horas dedicadas aos afazeres domésticos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.