Livro:
Política de desenvolvimento urbano : aspectos metropolitanos e locais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Coletânea de monografias que estudam os efeitos negativos próprios do processo de urbanização, em países em desenvolvimento acelerado, como o Brasil. Esses efeitos negativos deterioram a qualidade de vida, penalizam os habitantes de menor nível de renda e acentuam as desigualdades sociais. Propõe a montagem de estratégia espacial urbana, sem descurar aspectos sociais e demográficos, no planejamento governamental, que tem sido até agora mais corretivo do que preventivo. Há um estudo de caso sobre o setor terciário do Rio de Janeiro e outro sobre os problemas dos centros comerciais e descentralização urbana, em Belo Horizonte.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

BARAT, Josef (ed.). Política de desenvolvimento urbano: aspectos metropolitanos e locais. Rio de Janeiro: IPEA, 1976. (Monografia, 22). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12287/1/Politica_de_desenvolvimento_urbano_aspectos.pdf

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12491
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12490
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12492
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12493
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12494
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12495
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12496

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Subutilização e mobilidade da mão-de-obra urbana
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Tolosa, Hamilton Carvalho
Este texto aborda a relação entre o desenvolvimento econômico e a configuração do sistema de cidades, destacando que à medida que a renda aumenta, a distribuição de tamanhos urbanos evolui, incluindo o surgimento de cidades de porte médio. O crescimento econômico envolve transformações socioeconômicas nas cidades, afetando o mercado de trabalho, a distribuição de renda e a propriedade dos meios de produção. O texto ressalta que, nos países em desenvolvimento, as condições de absorção de mão-de-obra estão se deteriorando, levando ao subemprego e à pobreza urbana. Além disso, o setor informal desempenha um papel significativo na economia, com aproximadamente 25% da força de trabalho urbana no Brasil trabalhando nesse setor. O estudo empírico visa testar um modelo de comportamento do setor informal com base em dados censitários de cidades brasileiras com população urbana acima de 50 mil habitantes em 1970, analisando a segmentação do mercado de trabalho em setores tradicionais e modernos, bem como a dinâmica do setor informal no mercado de trabalho urbano.
Publicação
Componentes do crescimento demográfico urbano, rural e total entre 1960/70
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Costa, Manoel Augusto
Este artigo tem como objetivo fornecer estimativas de fecundidade e mortalidade das populações urbanas e rurais de todas as Unidades Federativas do Brasil entre 1960 e 1970, além de calcular as componentes do crescimento demográfico durante esse período. O estudo preenche uma importante lacuna na demografia brasileira, possibilitando a obtenção de estimativas de fecundidade e mortalidade urbanas e rurais para todas as Unidades Federativas. O trabalho está dividido em duas partes: estimativas de variáveis básicas, como taxas de fecundidade e expectativa de vida ao nascer, e análise das componentes do crescimento demográfico, incluindo natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo e migratório.
Publicação
Reorganização do espaço no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Geiger, Pedro Pinchas
Este trabalho tem como objetivo examinar a reorganização espacial que envolve a intensificação dos processos modais e a concentração de população e atividades em determinadas áreas, em oposição ao esvaziamento de outras. A reorganização do espaço é analisada sob duas perspectivas: a regionalização, que considera a constituição de subsistemas dentro de um sistema nacional, e a configuração do espaço, que trata da disposição e forma geométrica das estruturas das regiões e do país. Essa reorganização espacial reflete as mudanças na conectividade temporal-espacial e a atuação do governo para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida em áreas urbanas concentradas, assim como atenuar as diferenciações conflitantes e os desequilíbrios regionais. A terceira parte do trabalho aborda o crescimento demográfico alométrico no estado do Rio de Janeiro e na região do Recife, destacando como a desconcentração da atividade industrial afetou a configuração geral do país e a intensificação das diferenciações intra-regionais.
Publicação
Planejamento dos transportes e desenvolvimento metropolitano
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Barat, Josef
Este trabalho destaca a importância da coordenação do sistema de transportes no planejamento do desenvolvimento metropolitano. Ressalta a interação entre os projetos urbanos, os padrões de uso do solo e o sistema de transportes, uma vez que a acessibilidade e a mobilidade da população estão diretamente relacionadas à infraestrutura viária, ao transporte público, aos estacionamentos e aos terminais de transferência. A acessibilidade e a mobilidade desempenham um papel crucial na atratividade das metrópoles, influenciando a localização de atividades e populações. O autor enfatiza a necessidade de planejar os transportes de forma a favorecer a consolidação do centro da metrópole e a descentralização de atividades, a fim de reduzir a sobrecarga nos sistemas de transporte e promover o desenvolvimento de áreas periféricas. Além disso, o trabalho aponta desafios econômicos e institucionais relacionados ao planejamento de transportes nas regiões metropolitanas e destaca a necessidade de reformulações de políticas de transportes devido à crise no suprimento de combustíveis.
Publicação
Potencialidades dinâmicas do setor terciário : o caso da cidade do Rio de Janeiro
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Magalhães, João Paulo de Almeida
Este documento resume um estudo realizado sobre o Estado da Guanabara, cujos limites coincidiam com os da cidade do Rio de Janeiro na época. O objetivo do estudo era avaliar se o estímulo a determinados tipos de atividades terciárias poderia dinamizar a Guanabara após a mudança da capital. O trabalho enfocou a cidade do Rio de Janeiro e utilizou estimativas de Renda Interna para a Guanabara, além de inquéritos realizados junto a entidades interessadas. O estudo se concentrou na análise metodológica e nas conclusões obtidas, destacando as potencialidades dos ramos do setor terciário na dinamização econômica de um núcleo urbano. Não incluiu recomendações de política econômica nem atualização de dados, pois os resultados continuam válidos.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Evento
Título Visualização
(Editora) Autor(a); Acir Almeida; Acir Almeida; Palestranste/debatedor; Acir Almeida; Diretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Nome da Unidade Organizacional; Acir Almeida
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais