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Planejamento dos transportes e desenvolvimento metropolitano

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Resumo

Este trabalho destaca a importância da coordenação do sistema de transportes no planejamento do desenvolvimento metropolitano. Ressalta a interação entre os projetos urbanos, os padrões de uso do solo e o sistema de transportes, uma vez que a acessibilidade e a mobilidade da população estão diretamente relacionadas à infraestrutura viária, ao transporte público, aos estacionamentos e aos terminais de transferência. A acessibilidade e a mobilidade desempenham um papel crucial na atratividade das metrópoles, influenciando a localização de atividades e populações. O autor enfatiza a necessidade de planejar os transportes de forma a favorecer a consolidação do centro da metrópole e a descentralização de atividades, a fim de reduzir a sobrecarga nos sistemas de transporte e promover o desenvolvimento de áreas periféricas. Além disso, o trabalho aponta desafios econômicos e institucionais relacionados ao planejamento de transportes nas regiões metropolitanas e destaca a necessidade de reformulações de políticas de transportes devido à crise no suprimento de combustíveis.

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BARAT, Josef. Planejamento dos transportes e desenvolvimento metropolitano. In: BARAT, Josef (ed.). Política de desenvolvimento urbano: aspectos metropolitanos e locais. Rio de Janeiro: IPEA, 1976. p. 185-244. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12494/1/Capitulo4_planejamento_dos_transportes_e_desenvolvimento.pdf

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Livro
Política de desenvolvimento urbano : aspectos metropolitanos e locais
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Tolosa, Hamilton Carvalho; Costa, Manoel Augusto; Geiger, Pedro Pinchas; Magalhães, João Paulo de Almeida; Hicks, James; Barat, Josef
Coletânea de monografias que estudam os efeitos negativos próprios do processo de urbanização, em países em desenvolvimento acelerado, como o Brasil. Esses efeitos negativos deterioram a qualidade de vida, penalizam os habitantes de menor nível de renda e acentuam as desigualdades sociais. Propõe a montagem de estratégia espacial urbana, sem descurar aspectos sociais e demográficos, no planejamento governamental, que tem sido até agora mais corretivo do que preventivo. Há um estudo de caso sobre o setor terciário do Rio de Janeiro e outro sobre os problemas dos centros comerciais e descentralização urbana, em Belo Horizonte.

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